A sala de aula instagramável: o Instagram como possível recurso pedagógico no ensino de produção textual para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6643Resumo
O presente trabalho busca apontar possíveis caminhos que colocam em diálogo o Instagram e a produção textual escolar, objetivando colaborar com a prática em sala de aula dos professores de ensino médio e contemplando principalmente as diretrizes sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (doravante, BNCC). Nesse sentido, observando o que nos diz a BNCC, no componente de Língua Portuguesa e nos diferentes gêneros que podem ser utilizados nas aulas de produção textual, avaliamos o Instagram, que é um site de rede social (RECUERO, 2017) que está presente na vida dos estudantes, especialmente do Ensino Médio, como uma potente ferramenta, a qual conta com textos multissemióticos que permitem a expressão subjetiva e a autoria dos alunos. Para tanto, realizamos um rastreamento na BNCC (2018) da expressão “produção de texto”, e de alguns aspectos que se relacionam com a produção textual, o uso dos sites de redes sociais em sala de aula e as questões relativas ao protagonismo discente, autoria e pensamento pensante. Nossa base são os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BAJTÍN, 1997) e nas discussões acerca de Educação Dialógica Alteritária e protagonismo discente (SOBRAL; GIACOMELLI, 2017). Com isso, avaliamos que o Instagram pode ser uma ferramenta relevante no ensino da produção escrita, uma vez que proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências socioculturais e de interação social que perpassam a vida de fato vivida e não somente o ambiente escolar.
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