A escrita de vida nos movimentos de migração: relações tempo/espaço e efeitos de estranhamento

Autores

  • Gláucio Geraldo Moura Fernandes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil
  • Natália Costa Leite Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6626

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos de estranhamento em narrativas de estudantes imigrantes e/ou em situação de refúgio sobre suas experiências no Brasil. A perspectiva teórica adotada se esboça no espaço da Linguística Aplicada em interface com a psicanálise e tem como compromisso contribuir para a construção de uma área de estudo responsiva às demandas sociais contemporâneas. Da análise é possível depreender que as experiências e vivências dos sujeitos no aqui-agora modificam inexoravelmente a imagem do (país de origem) e do então (no passado) e que a questão da mobilidade social e sua relação com a aprendizagem da língua portuguesa balizou construções imaginárias sobre o propósito da aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, a língua estrangeira também se configurou como ponto pacífico entre o eu e o outro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gláucio Geraldo Moura Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil

     Doutor em Estudos Linguísticos. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Natália Costa Leite, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutora em Linguística Aplicada. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

A escrita de vida nos movimentos de migração: relações tempo/espaço e efeitos de estranhamento . (2023). LínguaTec, 8(1), 31-51. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6626