Machado de Assis na escola pública: a perspectiva do aluno e a do professor

Autores

  • Izandra Alves IFRS – Campus Feliz
  • Ariadne Faria Leme IFRS – Campus Feliz

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6582

Resumo

Este texto visa a apresentação de dados e reflexões sobre o olhar do aluno e a perspectiva do professor acerca da utilização de leituras de textos clássicos em sala de aula, em especial os de Machado de Assis. Os dados levantados para o trabalho são fruto de uma pesquisa acadêmica e foram recolhidos por meio de um questionário on-line com a participação de 12 alunos e 12 professores de escola pública. Os participantes vivenciam experiências nas seguintes etapas de ensino: anos finais do Ensino Fundamental e três anos do Ensino Médio. As teorias utilizadas para discutir os dados da pesquisa vêm, em grande parte, dos estudiosos Magda Soares, que aborda a escolarização da literatura, e Antonio Candido, que defende a democratização da literatura. Essas teorias são cruzadas com os dados obtidos pelas respostas aos questionários e promovem uma reflexão acerca da utilização dos clássicos no ambiente escolar. Como resultados percebe-se que há interesse de professores e alunos no estudo de clássicos, contudo, a mediação é necessária para que o interesse pelo texto seja mantido e a compreensão alcançada.

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Biografia do Autor

Izandra Alves, IFRS – Campus Feliz

Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do IFRS – Campus Feliz.

Ariadne Faria Leme, IFRS – Campus Feliz

Egressa do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do IFRS – Campus Feliz. Professora da área de Linguagens da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

Alves, I., & Faria Leme, A. (2023). Machado de Assis na escola pública: a perspectiva do aluno e a do professor. LínguaTec, 8(2), 01–23. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6582

Edição

Seção

Número Especial - Letras IFRS