O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola

Autores

  • Júlio Luciano Canhinguiquine Escola Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A´Nkode (Angola)

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6573

Resumo

O presente estudo tem como objetivo destacar o papel didático do dicionário na ampliação da competência lexical e correção vocabular em produções textuais de alunos do ensino superior. Trata-se de um estudo qualitativo, que descreve a ocorrência de erros ortográficos em textos de alunos da Escola Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A'Nkonde, Angola. O corpus de estudo é constituído por 17 textos de opinião, resultantes de provas de Língua Portuguesa realizadas por alunos do 1º ano do curso de Ensino Primário, do ano letivo 2020/2021. Apesar do nível de escolaridade, os resultados indicam que vários alunos ainda apresentam dificuldades na escrita, decorrentes da interferência na fala e da não observância das convenções ortográficas. Assim, a pesquisa propõe três atividades principais sobre o uso do dicionário, como forma de desenvolver a competência lexical e a correção da escrita, como “localização da palavra”, “escrita correta das palavras” e “compreensão do significado da palavra”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlio Luciano Canhinguiquine, Escola Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A´Nkode (Angola)

    Doutor em Linguística. Universidade Lueji A´Nkonde. Escola Pedagógica da Lunda Norte. Dundo. Lunda Norte. Angola.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola. (2023). LínguaTec, 8(1), 1-18. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6573