A aula de língua inglesa com foco na pronúncia do sufixo -ed: minimizando problemas de inteligibilidade

Autores

  • Camila De Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Novo Hamburgo

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6407

Resumo

A aula de pronúncia aqui relatada teve como objetivo minimizar problemas de inteligibilidade no que tange à pronúncia do sufixo -ed e aconteceu em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Mecatrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no câmpus Novo Hamburgo.  Brawerman-Albini e Becker (2020) apontam que, na pronúncia de verbos regulares do simple past por brasileiros, em vez de termos a produção do sufixo -ed como /t/ ou /d/, temos o acréscimo de uma sílaba, muitas vezes acentuada não intencionalmente. A aula em questão seguiu uma prática de leitura e interpretação de texto: foi solicitado que os estudantes destacassem, no texto lido, as palavras terminadas por -ed e classificassem-nas de acordo com sua pronúncia em três diferentes categorias: /id/, /t/, /d/. Após, um jogo com base em rimas foi proposto. Ao observar a dinâmica, ficou evidente o impacto que a ortografia exerce na pronúncia de nossos estudantes. Por meio dessa experiência, verificamos que o trabalho explícito com a forma, paralelamente a práticas comunicativas contextualizadas, se faz necessário nas aulas de língua inglesa.

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Biografia do Autor

  • Camila De Bona, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Novo Hamburgo

    Doutora em Estudos da Linguagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. 

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Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

A aula de língua inglesa com foco na pronúncia do sufixo -ed: minimizando problemas de inteligibilidade. (2023). LínguaTec, 8(1), 161-167. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6407