Proposta de material didático digital para uma prática de formação docente no âmbito do projeto Línguas no Campus

Autores

  • Karina dos Reis Costantin Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriele Almeida de Moraes Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciane Kirchhof Ticks Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6295

Resumo

As inúmeras inovações tecnológicas, ao longo dos séculos, vêm afetando fundamentalmente o modo como vivemos, atravessando todas as esferas de nossas vidas: desde as atividades diárias, passando pelas práticas desenvolvidas em contextos de trabalho, até as práticas educacionais (BARTON; LEE, 2015). Nesse sentido, entendemos como relevante a discussão e a exploração de práticas multiletradas, que abranjam a multiplicidade de discursos e a multimodalidade, em contextos de formação de professores. Portanto, este trabalho objetiva apresentar e discutir um material didático digital (MDD) produzido para o projeto Línguas no Campus (LinC), que atua na formação inicial de professores de língua inglesa. O MDD abrange duas unidades, são elas: Conhecendo o LinC e Redesigning a syllabus e foi produzido com base no Modelo Cíclico de Design de Artefatos Digitais (REIS, 2021) e está subsidiado, teórico e metodologicamente, pela Análise Crítica de Gênero (ACG) (MOTTA-ROTH, 2008) e pela Pedagogia dos Letramentos (PL) (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). Os resultados preliminares, a partir da testagem e da avaliação entre pares, indicam que o MDD apresenta consonância com o aporte teórico adotado: da ACG, constatamos a concepção de linguagem como gênero e a organização do syllabus de acordo com a estratificação da linguagem proposta pela teoria; e da PL, atividades multiletradas, em ambiente digital, e dispostas a explorar os processos do conhecimento, sugeridos pela PL, de modo variado. Além disso, avaliamos que o MDD se adequa aos contextos digitais de ensino. No entanto, apresenta pontos a serem ajustados, são eles, a apresentação das regras do curso, os métodos avaliativos e de feedback, entre outras questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina dos Reis Costantin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. É licenciada em Letras Inglês pela UFSM (2018), Letras Português pela Universidade Luterana do Brasil (2018) e Pedagogia pela Unicesumar (2021). Trabalhou como professora voluntária de Língua Inglesa no Egito, por intermédio da Organização não governamental - Aiesec (2018). Participa, desde de 2017, do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR), por meio do projeto Línguas no Campus (LINC). Atualmente, no LinC, ocupa a função de mentora, sendo responsável por orientar professores de inglês em formação inicial. Tem por interesse de pesquisa a formação inicial de professores de Língua Inglesa, multiletramentos e análise e produção de materiais didáticos.

Gabriele Almeida de Moraes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Estudos Linguísticos na linha "Linguagem no Contexto Social" do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Letras - Inglês (2021) pela UFSM.

Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É orientadora pedagógica do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação/UFSM e coordenadora do Núcleo de Estudos Colaborativos em Contextos Escolares (N.E.C.C.E). É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). É membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "Linguagem como Prática Social" (Ref. UFSM.0043). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de inglês, concepções de linguagem, análise crítica do discurso, identidade e gêneros textuais.Tem experiência como jornalista, tendo atuado como repórter em jornais impressos e assessorias de comunicação. Respondendo ao movimento #maternidadenolattes, acrescenta que é mãe de um menino em idade escolar e esteve em licença maternidade em 2012.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

dos Reis Costantin, K., Almeida de Moraes Pereira, G., & Kirchhof Ticks, L. (2022). Proposta de material didático digital para uma prática de formação docente no âmbito do projeto Línguas no Campus. LínguaTec, 7(2), 97–118. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6295

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos