Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico

Autores

  • Priscila Ogliari Mariani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-0124-4379
  • Cristina Bohn Citolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6017

Resumo

Este rabalho busca relatar as experiências de ensino desenvolvidas no componente curricular de “Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Língua e Literatura”, integrante do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, no IFRS Campus Bento Gonçalves. A regência de classe foi realizada em dupla, dadas as circunstâncias impostas pela pandemia de COVID-19, e ocorreu com três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino. Este relato busca descrever e contrastar o processo de planejamento e execução das atividades docentes no estágio curricular supervisionado durante e após o período de ensino remoto emergencial nas instituições de educação básica, bem como as adaptações necessárias devido ao contexto pandêmico. As aulas foram realizadas de forma majoritariamente presencial; contudo, os reflexos das políticas de isolamento se manifestaram tanto no planejamento das aulas quanto no desempenho dos alunos, uma vez que a maior parte do ano de 2021 foi realizada em atividades a distância. O contraste entre as aulas presenciais e remotas evidencia a relevância das aulas presenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas para o Ensino Fundamental, processo que é dificultado pela distância física do professor nas aulas remotas.

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Biografia do Autor

Priscila Ogliari Mariani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, desde 2018, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Experiência na área do ensino de Línguas, com ênfase na Língua Inglesa e trabalhos de pesquisa e extensão na área da Literatura, da Linguística e dos estudos de gênero.

Cristina Bohn Citolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. É mestre e doutora em Educação pela mesma universidade. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura como revisora de textos e professora no Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior e na Pós-graduação. Foi docente dos primeiros cursos binacionais Uruguai/ Brasil, no IFSul - Campus Sant'Ana do Livramento. Atualmente, é professora no IFRS - Campus Bento Gonçalves e professora pesquisadora do PARFOR. Coordenou projeto do Programa de Licenciaturas Internacionais em convênio com a Universidade de Aveiro, Portugal. Interessa-se por temas como: Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa, Alfabetização, Ensino Superior e Internacionalização da Educação.

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Publicado

2022-11-20

Como Citar

Ogliari Mariani, P., & Bohn Citolin, C. (2022). Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico. LínguaTec, 7(2), 167–177. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6017

Edição

Seção

Relatos de experiência