Literatura e Cinema: O Monstro Invisível do Feminicídio em O Homem Invisível (2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5937

Resumo

Em 1887, o escritor britânico H.G. Wells publicou O Homem Invisível, obra narrativa que mescla elementos góticos e de ficção científica. Como o título sugere, a narrativa traz um cientista que, após alguns experimentos, fica invisível, sendo considerado uma espécie de monstro pelas demais personagens. Assim como outros romances do século XIX, como O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, e Frankenstein, de Mary Shelley, experimentos científicos são usados como mote para retratar os medos da sociedade da época, que vivia em um momento de constantes descobertas científicas e inovações tecnológicas, como o cinema, o automóvel e o telefone, dentre outras. O presente trabalho tem como objetivo analisar o romance de H.G. Wells e respectivas adaptações cinematográficas dessa obra, para entender mais a fundo a relação entre temas explorados em narrativas góticas e problemas da sociedade. Segundo Steven Bruhm (2002), o Gótico serve como um barômetro que mede as ansiedades que assolam determinadas culturas em diferentes contextos. Levando isso em conta, é significativo observar que muitas obras narrativas, quando transpostas para outros contextos, tenham muitos de seus temas atualizados. O filme O Homem Invisível, de 2020, transpõe a narrativa do romance para o séc. XXI, através de um processo de Aproximação Cultural (Genette, 1997), no qual o homem invisível do título passa a ser antagonista da narrativa e algoz de sua ex-esposa, protagonista do filme. Nessa adaptação, percebe-se a atualização do medo, que no romance girava em torno das possibilidades científicas da invisibilidade e que no filme gira em torno da violência doméstica e feminicídio, problemas da atualidade evidenciados por estatísticas contemporâneas. Portanto, releituras que ressignificam obras que causavam terror no público na época de seu lançamento são importantes para que continuem a dialogar com o público contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dudlei Floriano de Oliveira, IFRS Campus Osório

Professor do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS), possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestrado em Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Gabriel Abech Leindecker, IFRS Campus Osório

Formado no curso ensino médio integrado ao técnico em administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Graduando em Licenciatura em Letras (Português e Inglês) pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Floriano de Oliveira, D. ., & Abech Leindecker, G. (2022). Literatura e Cinema: O Monstro Invisível do Feminicídio em O Homem Invisível (2020). LínguaTec, 7(1), 165–179. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5937

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos