Gêneros jornalísticos em livros didáticos de língua portuguesa: uma abordagem textual

Autores

  • Jaqueline Barreto Lé Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0002-4784-2999
  • Flávia dos Santos Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5933

Resumo

Pautado na perspectiva teórica da Linguística Textual, este artigo objetiva analisar os gêneros textuais/discursivos do domínio jornalístico nas coleções Apoema e Projeto Teláris, em livros didáticos de língua portuguesa referentes aos 8º e 9º anos. Ao contemplar diferentes práticas comunicativas, tanto do jornal impresso como do jornal digital, este trabalho verifica, nos referidos gêneros, os elementos multimodais, hipertextuais, bem como aspectos da tríade bakhtiniana (conteúdo temático, estrutura composicional e estilo), analisando se as atividades propostas nos referidos materiais são relevantes à prática de leitura e produção textual. Investigou-se, aqui, um total de 13 gêneros jornalísticos nos livros selecionados, buscando-se,
também, contemplar as práticas jornalísticas em diferentes ambientes e suportes. A partir deste estudo, foi possível observar, nas coleções selecionadas, uma preponderância dos gêneros do suporte impresso, como, por exemplo, a notícia, o artigo de opinião, a reportagem, a crônica, a charge etc. Em relação aos gêneros que ocorrem exclusivamente no ambiente digital, verificou-se, basicamente, a presença do gênero blog, embora tenham sido também encontrados gêneros associados a outros suportes midiáticos, como a telerreportagem e radiorreportagem. Em relação ao tratamento dos gêneros jornalísticos para o ensino de Língua Portuguesa, percebeu-se, nas duas coleções, que as atividades propostas, em sua maioria, estavam relacionadas ao ensino da gramática normativa, isto é, centradas mera na classificação de palavras e expressões. Assim, destaca-se que apenas algumas atividades puderam ser consideradas satisfatórias, posto que refletiram, na perspectiva dos gêneros, um trabalho significativo e coerente em relação à prática de leitura e escrita. Isso se deu a partir de atividades de caráter teórico-prático, nas seções “Foco na Produção”, nos livros da coleção Apoema, e “Produção de texto”, nos livros da
coleção Projeto Teláris.

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Biografia do Autor

  • Jaqueline Barreto Lé, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Jaqueline Lé é doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2012). Desenvolveu pesquisa na linha Mecanismos Funcionais do Uso da Língua, com a tese intitulada "Referenciação e gêneros jornalísticos: sistemas cognitivos em jornal impresso e jornal digital". Também é mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2002), com concentração em Linguística Teórica, e graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1998). Possui vasta experiência no ensino superior, nos cursos de Letras e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes campos de estudo: linguística teórica, linguística aplicada ao ensino de português, linguística de texto, leitura e produção textual, linguagem e tecnologias. É professora adjunta de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Centro de Formação de Prodessores (CFP?UFRB), onde foi responsável, no período de fevereiro de 2018 a fevereiro 2020, pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras - Libras/Língua Estrangeira. É líder do Grupo de Pesquisa HIPERJOR, dedicado a estudos sobre hipertexto, webjornalismo, mecanismos de textualização e ensino de língua. Participa atualmente como docente coordenador no Programa de Residência Pedagógica - Subprojeto Língua Portuguesa, pela edital da CAPES 2020/2021.Também atuou, entre 2017 e 2020, como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos) da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEL/UEFS).

  • Flávia dos Santos Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Flávia Lima é Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras/Libras/Língua Estrangeira pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do Centro de Formação de Professores UFRB/CFP. Atua como pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Voluntária) do Grupo de Pesquisa - HIPERJOR/UFRB (Grupo de Pesquisa em Hipertexto e Webjornalismo). Também atuou como Professora estagiária no CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá pelo Programa IEL – Bahia.  É Técnica em Análises Clínicas e Laboratoriais. E atualmente faz parte do Programa de Iniciação a Docência de Língua Portuguesa – RP (Residência Pedagógica) onde desempenha atividades como docente de Língua Portuguesa na Escola Municipal Monsenhor José de Almeida, na qualidade de bolsista de Residência pedagógica do curso de Letras – Edital CAPES/2020 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

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Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Gêneros jornalísticos em livros didáticos de língua portuguesa: uma abordagem textual. (2022). LínguaTec, 7(1), 145-164. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5933