Mato Escritores do Sul: uma sequência didática para a produção do gênero artigo de opinião no Ensino Médio Técnico Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5929

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma sequência didática desenvolvida e validada para a produção do gênero textual artigo de opinião no contexto da Educação Profissional e Técnica. A elaboração desta sequência justifica-se pela necessidade de atendermos a solicitações específicas de nosso público no que se refere à produção desse gênero: estimular os discentes no processo de produção textual e elaborar atividades que foquem na prática de escrita e reescrita textual. Assumimos como aparato teórico os trabalhos do grupo de Pesquisa de Didática da Língua da Universidade de Genebra no que se refere ao procedimento sequência didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Por meio da validação de nossa sequência, que ocorreu no fim de 2020, obtivemos dois textos de discentes publicados em um jornal de circulação estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia Dias de Souza, IFMS

    Possui graduação em Letras (com habilitação em Português e Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2004) e graduação em Direito (2010) pela mesma universidade. Por essa mesma instituição, obteve título de mestre em Estudos Linguísticos (2015), desenvolvendo sua Dissertação na área de Análise, descrição e documentação de línguas naturais, trabalhando especificamente com a Gramática Discursivo-Funcional . É doutora em Estudos Linguísticos (2020) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), com Tese defendida na área de Linguística Textual (LT) trabalhando especificamente com a vertente da LT chamada de Gramática Textual-Interativa e o processo de Organização Tópica. Atualmente é professora efetiva do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: organização textual da língua, processos de construção textual, Gramática Textual-Interativa, Organização Tópica, produção textual e gêneros textuais.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Mato Escritores do Sul: uma sequência didática para a produção do gênero artigo de opinião no Ensino Médio Técnico Integrado. (2022). LínguaTec, 7(1), 360-378. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5929