A ludicidade e a afetividade como instrumentos pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5748Resumo
Este texto relata as experiências vivenciadas no estágio curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do IFRS Campus Bento Gonçalves. O Projeto Pedagógico do Curso de Letras prevê a realização de três estágios obrigatórios com regência de classe na Educação Básica. Aqui, apresenta-se o resultado do que foi realizado no primeiro
estágio, destinado aos anos finais do Ensino Fundamental. A regência de classe foi realizada no 6º semestre do referido curso. Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da dificuldade de acesso às escolas por ela ocasionada, o estágio ocorreu em duplas. Optou-se por lecionar para duas turmas de sétimos anos. Antes de ingressar em sala de aula, a professora regente das turmas foi entrevistada. Além disso, realizou-se uma visita à escola, momento em que também foi lido o Projeto PolíticoPedagógico com foco na proposta curricular de Língua Portuguesa. Ao longo do texto, descreve-se a configuração da regência de classe, os objetivos e as estratégias de ensino desenvolvidas em momentos de Ensino Remoto Emergencial; e abordamse os conceitos de ludicidade e de afetividade na educação. Por fim, salienta-se a importância de reavivar vínculos afetivos e sociais após o longo período de distanciamento social.
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