A ludicidade e a afetividade como instrumentos pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5748Resumo
Este texto relata as experiências vivenciadas no estágio curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do IFRS Campus Bento Gonçalves. O Projeto Pedagógico do Curso de Letras prevê a realização de três estágios obrigatórios com regência de classe na Educação Básica. Aqui, apresenta-se o resultado do que foi realizado no primeiro
estágio, destinado aos anos finais do Ensino Fundamental. A regência de classe foi realizada no 6º semestre do referido curso. Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da dificuldade de acesso às escolas por ela ocasionada, o estágio ocorreu em duplas. Optou-se por lecionar para duas turmas de sétimos anos. Antes de ingressar em sala de aula, a professora regente das turmas foi entrevistada. Além disso, realizou-se uma visita à escola, momento em que também foi lido o Projeto PolíticoPedagógico com foco na proposta curricular de Língua Portuguesa. Ao longo do texto, descreve-se a configuração da regência de classe, os objetivos e as estratégias de ensino desenvolvidas em momentos de Ensino Remoto Emergencial; e abordamse os conceitos de ludicidade e de afetividade na educação. Por fim, salienta-se a importância de reavivar vínculos afetivos e sociais após o longo período de distanciamento social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Karina Aparecida Oliveira da Silveira, Cristina Bohn Citolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).