PortuglishQuizlet: jogo educacional na aprendizagem de língua inglesa

Autores

  • Karlucy Farias de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francisco Rodrigues de Lima Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Nukácia Meyre Silva Araújo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5511

Resumo

Considerando as dificuldades que os discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Limoeiro do Norte enfrentam quando estão cursando a disciplina de “Inglês Instrumental” ou “Inglês Técnico” devido à falta de conhecimentos acerca das funções das classes gramaticais da Língua Portuguesa, esta narrativa de ensino tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de um jogo educacional, PortuglishQuizlet, que foi utilizado como um recurso didático para auxiliar na aprendizagem de língua inglesa, em uma tentativa de suprir a deficiência em conhecimentos linguísticos do português. Durante a elaboração do jogo, definimos as regras, a quantidade de cartas e as classes gramaticais que seriam usadas: artigos, substantivos, pronomes e preposições. Ao final do semestre letivo, os aprendizes foram convidados a preencher um formulário sobre o PortuglishQuizlet. Observou-se que 86% gostaram de jogar o PortuglishQuizlet e citaram os seguintes motivos: era uma ferramenta fácil de manusear, interativa e dinâmica, o que proporcionou aprimoramento do vocabulário; 60% relataram que gostaram de jogar devido a sua praticidade. Podemos concluir que o ensino de inglês com o auxílio do PortuglishQuizlet parece ter beneficiado os discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karlucy Farias de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Linguística Aplicada (Concentração em Estudos da Linguagem) pela Universidade Estadual do
Ceará e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da mesma instituição. Atualmente, é professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Limoeiro do Norte). Academicamente, atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento/Aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira ou Segunda Língua, Inglês para Fins Específicos e Uso de Tecnologia em Sala de Aula.

Francisco Rodrigues de Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

É graduando em Bacharelado em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE Campus Limoeiro do Norte). Atualmente, é Bolsista PIBITI do projeto Portuglish (2020). Foi bolsista PIBIC do Projeto Duolingo for Schools: avaliando uma ferramenta gamificada no IFCE (2019-2020). Foi Bolsista Formação do Projeto MOSLIPRO (Mostra Limoeirense de Projetos) no ano de (2018-2019).

Nukácia Meyre Silva Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras/UECE e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará de 2016 a 2021. Desenvolve pesquisas na área de ensino e novas tecnologias, produção de recursos educacionais digitais (RED) e curadoria digital em Linguística Aplicada. É tesoureira da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil), biênio 2020-2021.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Farias de Sousa, K., Rodrigues de Lima Neto, F., & Silva Araújo, N. M. . (2021). PortuglishQuizlet: jogo educacional na aprendizagem de língua inglesa. LínguaTec, 6(2), 234–249. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5511

Edição

Seção

Narrativas de ensino