Blog da Quarentena: uma proposta de produção textual, leitura interlocutiva e análise linguística

Autores

  • Alice Ribeiro Dionizio Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5454

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma breve narrativa e uma breve reflexão acerca de uma prática de ensino levada a cabo durante o momento pandêmico em que vivemos. Dessa forma, realizamos essa atividade durante as Atividades Pedagógicas não Presenciais (ANPs) em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina. A atividade de ensino foi nomeada “Blog da Quarentena” e objetivou oferecer aos alunos um espaço para a escrita de si, considerando suas impressões e vivências diante da pandemia. Essa escrita de si foi permeada por diferentes gêneros, como o meme, o diário, a carta etc. Além disso, construímos uma prática de leitura interlocutiva porque acreditamos que a prática de leitura dos textos dos alunos precisa ser pensada como um processo dialógico e não apenas de revisão e correção. Por fim, construímos junto com os alunos uma prática de análise linguística sobre concordância e pontuação, uma vez que durante a leitura interlocutiva identificamos essas questões como pontos a serem melhorados na produção de muitos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alice Ribeiro Dionizio, Instituto Federal de Santa Catarina

    Mestra em Estudos Linguísticos. Instituto Federal de Santa Catarina (Alice Ribeiro Dionizio, Chapecó, Santa Catarina, Brasil). 

Downloads

Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Blog da Quarentena: uma proposta de produção textual, leitura interlocutiva e análise linguística. (2021). LínguaTec, 6(2), 223-233. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5454