Blog da Quarentena: uma proposta de produção textual, leitura interlocutiva e análise linguística

Autores

  • Alice Ribeiro Dionizio Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5454

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma breve narrativa e uma breve reflexão acerca de uma prática de ensino levada a cabo durante o momento pandêmico em que vivemos. Dessa forma, realizamos essa atividade durante as Atividades Pedagógicas não Presenciais (ANPs) em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina. A atividade de ensino foi nomeada “Blog da Quarentena” e objetivou oferecer aos alunos um espaço para a escrita de si, considerando suas impressões e vivências diante da pandemia. Essa escrita de si foi permeada por diferentes gêneros, como o meme, o diário, a carta etc. Além disso, construímos uma prática de leitura interlocutiva porque acreditamos que a prática de leitura dos textos dos alunos precisa ser pensada como um processo dialógico e não apenas de revisão e correção. Por fim, construímos junto com os alunos uma prática de análise linguística sobre concordância e pontuação, uma vez que durante a leitura interlocutiva identificamos essas questões como pontos a serem melhorados na produção de muitos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Ribeiro Dionizio, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestra em Estudos Linguísticos. Instituto Federal de Santa Catarina (Alice Ribeiro Dionizio, Chapecó, Santa Catarina, Brasil). 

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Ribeiro Dionizio, A. (2021). Blog da Quarentena: uma proposta de produção textual, leitura interlocutiva e análise linguística. LínguaTec, 6(2), 223–233. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5454

Edição

Seção

Narrativas de ensino