A BNCC e o livro didático de inglês: (im)possibilidades de ensino ativo

Autores

  • Elaine de Oliveira Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília https://orcid.org/0000-0002-3338-7737
  • Dra. Mara Lúcia Castilho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5449

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como o livro Manual do Professor Time to Share contribui para o aprendizado ativo da língua inglesa, na perspectiva do ensino híbrido, mediante as novas concepções de ensino e aprendizagem da BNCC. Para tal, foi realizada uma reflexão sobre o texto da BNCC para o ensino fundamental, anos finais, a fim de identificar atividades no livro didático que possibilitem o uso de metodologias ativas e personalizadas de ensino e que contribuem para a aprendizagem da língua inglesa; e conhecer se o livro está em consonância com a proposta da BNCC para a perspectiva de ensino híbrido. Os resultados evidenciaram que não está em total acordo com as orientações da BNCC e proporciona poucos momentos de aprendizagem ativa da língua alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine de Oliveira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Possui graduação em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2015), graduação em Letras (Licenciatura em Inglês) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (2021). Atuou como bolsista da Fundação CAPES no Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Dra. Mara Lúcia Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Doutora em Lingüística pela Universidade de Brasília (2013); Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2004); Especialista em Avaliação pela Cátedra Unesco de Educação a Distância (1997); Graduada em Letras/Portugues-Inglês pelo Centro Universitário de Brasília (1989). Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Brasília (IFB). Foi coordenadora do curso de Letras-Português do Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCEUB) no período de 2010 a 2012 e coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no UniCEUB no período de 2009 a 2016. Foi consultora do Conselho Nacional de Educação-CNE/Unesco no estudo sobre a qualidade dos centros universitários no Brasil em 2014. Foi coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2018 a 2020. Atualmente, atua com os seguintes temas: avaliação, formação de professores da educação básica e educação superior.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

de Oliveira Pereira, E., & Lúcia Castilho, M. (2021). A BNCC e o livro didático de inglês: (im)possibilidades de ensino ativo. LínguaTec, 6(2), 50–64. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5449

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos