O Novo Ensino Médio e a Língua Inglesa: uma análise sobre o ensino de oralidade em um material didático sob a perspectiva do inglês como língua franca

Autores

  • Matheus Aniecevski Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-2456-257X
  • Taisa Pinetti Passoni Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5355

Resumo

O presente artigo visa a apresentar um panorama de alguns estudos que relacionam as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), tendo em vista o ensino de Língua Inglesa sob a perspectiva do Inglês como língua franca (ILF). Para situar a discussão, este trabalho propõe-se a analisar atividades de oralidade em duas unidades didáticas de dois livros distintos: o primeiro, com edição de 2016, ainda voltado aos moldes já consolidados do Ensino Médio; e o segundo, com edição de 2020, já adequado ao NEM. A análise comparativa dos dois materiais evidencia as mudanças que já começam a ser estabelecidas no processo de ensino de oralidade de inglês, tanto no formato do material didático quanto na elaboração das atividades.

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Biografia do Autor

Matheus Aniecevski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Letras. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.

Taisa Pinetti Passoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.

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Publicado

2021-11-16

Como Citar

Aniecevski, M., & Passoni, T. P. (2021). O Novo Ensino Médio e a Língua Inglesa: uma análise sobre o ensino de oralidade em um material didático sob a perspectiva do inglês como língua franca. LínguaTec, 6(2), 30–49. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5355

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos