Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4321Resumo
Esta narrativa apresenta o trabalho desenvolvido por uma equipe de professores no último semestre do curso técnico subsequente de Eletromecânica, em campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O trabalho visou à construção de protótipos de scooters articuladas através da construção de conhecimentos entre as disciplinas específicas da área técnica e a disciplina de inglês instrumental. A disciplina de inglês instrumental contribuiu com a ação através da construção de manual de instruções bilíngue e de uma apresentação pessoal oral, em língua inglesa. A integração com as disciplinas proporcionou a consolidação das aprendizagens dos elementos linguísticos, bem como o despertar para a emergência da comunicação em língua estrangeira para oferecer um trabalho de qualidade ao mercado. O projeto conseguiu integrar as aprendizagens e a construção do conhecimento, visto que o trabalho foi efetuado de forma coletiva desde seu planejamento, passando pela aplicação das ações conjunta e a avaliação integrada com olhar apurado para os mais diversos aspectos do trabalho em equipe. A principal aprendizagem construída foi o crescimento dos estudantes em seu trabalho em equipe e a conscientização para a importância da integração dos conhecimentos profissionais em relação às necessidades da sociedade e a construção do perfil profissional para atender ao mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letícia Priscila Pacheco, Imar de Souza Soares Jr, Ieda Maria Cassuli Bianchini, Marcelo de Barros, Henrique Wild Stangarlin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).