Ensino de língua portuguesa, Lei 11.645/08 e novas tecnologias da informação e comunicação: uma proposta pedagógica antirracista para o ensino on-line
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4255Resumo
A utilização de recursos tecnológicos no ensino é uma longa e antiga discussão na área da Educação, o que, desde sempre exigiu maior aprofundamento e cuidado, mas que, certamente o recente cenário de distanciamento social resultante da pandemia mundial de Covid-19, acelerou / atropelou o processo de aplicação desses recursos digitais nas diferenciadas instituições de ensino, público e privado, básico, tecnológico e universitário para a manutenção de atividades pedagógicas à distância. Entretanto, no contexto brasileiro, essa situação expôs ainda mais a segregação étnica, social e cultural, que também afeta a educação. Diante disso, pretende-se no presente artigo apresentar estratégias pedagógicas, baseadas em teorias da afrocentricidade e do indigenismo, que sigam uma perspectiva antirracista, visando o cumprimento da Lei 11.645/08, e que utilizem ferramentas on-line familiarmente acessadas pelo público em geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alex Santana França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).