How do you say in english? Uma experiência educomunicacional em Língua Inglesa no IFRS - Campus Sertão
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4119Resumo
Este relato apresenta uma experiência educomunicacional realizada na disciplina de Língua Inglesa I em conjunto com a disciplina de Áudio, Fotografia e Audiovisual, com duas turmas de primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – integrado ao Ensino Médio, do IFRS – Campus Sertão. A experiência de caráter qualitativo tem como aporte teórico-metodológico a perspectiva dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009) e a aprendizagem criativa mediada por tecnologias (RESNICK, 2017). A fim de produzir um programete bilíngue para a rádio da escola, os alunos elencaram expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa como as temáticas escolhidas para o programa a ser criado. A experiência educomunicativa realizou-se em cinco momentos: 1) pesquisa de expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa no laboratório de informática da instituição; 2) seleção das expressões por cada aluno e escrita do roteiro do programa; 3) prática oral das expressões (entonação e ritmo); 4) gravação em estúdio; e 5) edição dos áudios em laboratório de informática. Essa produção educomunicativa resultou na autonomia dos alunos como produtores de seu próprio programa de rádio, promovendo a prática da oralidade na língua-alvo.
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