Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.

Autores

  • Júlia Romagna FSG
  • Milena Schneid Eich UCS
  • Diane Blank Bencke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4117

Resumo

É indiscutível o potencial benéfico ao ensino e aprendizagem de línguas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), especialmente em contextos educacionais. Verificar essa premissa foi a proposta deste artigo, fruto de um trabalho de conclusão do curso do Ensino Médio Técnico Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigação diagnóstica do uso de TICS na aprendizagem de Língua Inglesa e proposição de um site com ferramentas tecnológicas para aprendizagem de Língua Inglesa como uma tentativa de  intervenção. A verificação ocorreu através da aplicação de um questionário escrito no Google docs a 177 alunos e, com base nos dados coletados, fez-se uma análise estatística. Observou-se, entre outros dados, que 44% dos alunos respondentes não estudam a Língua Inglesa fora do ensino regular e que há preferência por ferramentas de áudio e vídeo como recursos para aprendizagem online. Com base nestas informações, desenvolveu-se uma página web, no ambiente virtual Moodle, acessível aos alunos e servidores, com ferramentas e aplicativos para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, em sala de aula ou à distância. O site foi desenvolvido na linguagem de programação HTML, esteve hospedado no servidor do campus e também continha as especificações técnicas de cada ferramenta. A partir de observação, verificou-se que houve um retorno positivo referente ao site como uma ferramenta complementar aos estudos, ratificando autores como Braga (2012), para quem o papel integrativo das tecnologias digitais no espaço escolar oferece oportunidades de insumo e imersão natural na língua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlia Romagna, FSG
    Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.  Cursa Design de Moda pela FSG.
  • Milena Schneid Eich, UCS

    Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).Especialista em Audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará(2018). Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS (2012).

  • Diane Blank Bencke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Diane Blank Bencke é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Letras do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Alvorada. Doutora em Letras (2018) na área de concentração de Linguística com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, sob a orientação da professora Dra. Lilian Cristine Hubner. Concentra seus interesses nos seguintes temas: Metacognição, Compreensão e Proficiência leitoras, Bilinguismo e Funções Executivas. 

Downloads

Publicado

2020-05-24

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. (2020). LínguaTec, 5(1), 236-260. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4117