Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4113Resumo
Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática idealizada para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial, do semestre 2019B da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em que foram exploradas as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Tal proposta pedagógica se materializou em uma sequência de cinco aulas que contemplaram a leitura, o reconhecimento das características e a escrita de resumo e que buscaram proporcionar aos estudantes um leque de materiais e de atividades que lhes possibilitasse ter mais propriedade no momento de produzir textos dessa natureza não só na disciplina, mas principalmente no decorrer de sua formação inicial. Ao longo das aulas, foram tratadas questões sobre a elaboração de resumo com base em materiais teóricos e atividades práticas disponibilizados no Moodle a partir de variadas ferramentas, as quais se mostraram bastante efetivas, uma vez que possibilitaram aos acadêmicos grande interação com o gênero resumo e o aprimoramento de suas produções a partir das observações feitas pelos colegas, visíveis na escrita da versão final do texto entregue na quinta aula da sequência.
Palavras-chave: Ferramentas do Moodle. Escrita acadêmica. Gênero resumo.
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