Narrativa digital como proposta de ensino de Inglês para Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4061

Resumo

Resumo: Apresentamos a análise de uma narrativa digital como proposta de ensino de inglês para alunos do Ensino Médio. Nossa fundamentação apoiou-se no modelo de análise de texto de Bronckart (2006) e no modelo de narrativa digital de Robin (2008).  A investigação revelou que: 1) a situação de produção exige a produção da narrativa com objetivo claro com relação à mensagem bem como um ponto de vista definido; 2) no nível da infraestrutura  temos o discurso interativo e relato interativo, sequência descritiva e scripts; 3) no nível dos mecanismos enunciativos temos a voz do outro presente em comentários ou em discurso indireto promove a coerência pragmática da narrativa. 4)os sete passos de produção de narrativas digitais estão presentes na narrativa em questão (objetivo; pergunta instigante/motto; conteúdo emocional; recursos visuais; recursos sonoros; produção da narrativa e socialização).

 

Palavras-chave: narrativa digital; análise de texto; passos de produção.

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Biografia do Autor

  • Juliana Schinemann, University

    Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO: área de concentração em Interfaces entre Língua e Literatura. Linha de pesquisa: Linguagens, Leitura e Interpretação. Professora de Língua Inglesa no Programa Multicultural de Línguas da mesma universidade. Graduada em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa também pela UNICENTRO

  • Lidia Stutz, Universidade

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2012) com estágio doutoral realizado na Universidade de Genebra (Bolsa CAPES- DS - 2010) e pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Professora Adjunta Nível D do Departamento de Letras e do Mestrado em Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste. É líder do grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Práxis Docente - UNICENTRO e integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL. Atuou como coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Inglês de agosto 2012 - 2018. De agosto de 2017 a janeiro de 2019 coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (Nível Mestrado) na UNICENTRO. A professora atua no Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e tem experiência na área de Linguística Aplicada à Língua Inglesa, com ênfase nos seguintes temas: ensino de Línguas, interacionismo sociodiscursivo, gêneros textuais, saberes docentes, formação de professores, reflexividade e gestos didático

  • Terezinha Marcondes Diniz Biazi, Universidade

    Doutoranda em Linguística Aplicada, linha de pesquisa - Linguagens e Tecnologias, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Letras-Inglês e Literatura correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC . Docente do Curso de Licenciatura Letras-Inglês e suas Literaturas, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná. Seus interesses de pesquisa são Linguagens e Tecnologias, Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos e Multimodalidades.

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Publicado

2020-05-24

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Narrativa digital como proposta de ensino de Inglês para Ensino Médio. (2020). LínguaTec, 5(1), 184-209. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4061