Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: relato de uma experiência no IFRS - Campus Bento Gonçalves
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4012Resumo
O texto relata a experiência vivenciada no Curso de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados no IFRS - Campus Bento Gonçalves. A partir do ano de 2010, o Brasil tornou-se o destino de milhares de pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem motivadas por desastres naturais, instabilidade política e econômica, conflitos e guerras. Para esses migrantes, o aprendizado da língua portuguesa constitui fator determinante para a inserção na sociedade brasileira. A partir da concepção teórica de língua de acolhimento, o IFRS - Campus Bento Gonçalves oferta um curso específico para imigrantes e refugiados, com o objetivo de promover um aprendizado da língua portuguesa que permita aos sujeitos comunicar-se em situações cotidianas de interação social, procurar trabalho, acessar os serviços públicos de saúde e educação e, progressivamente, exercerem sua cidadania. Abordamos o conceito de língua de acolhimento, com base nos pressupostos de Amado (2014), Grosso (2010), São Bernardo (2016), Barrantes (2015) e Costa (2017); descrevemos a configuração do referido curso, objetivos e estratégias de ensino desenvolvidas. Por fim, trazemos alguns dados a respeito da crescente demanda pelo curso e evidenciamos a importância dessa ação de extensão junto ao público atendido.
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