Desmistificando o inglês falado em sala de aula: uma intervenção no campus Conselheiro Lafaiete do IFMG

Melissa Cristina Silva de Sá

Resumo


Neste trabalho, apresento o percurso da inserção da língua inglesa falada em turmas do primeiro ano dos cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Conselheiro Lafaiete. A partir de uma reflexão sobre os mitos referentes ao aprendizado de línguas estrangeiras reproduzidos por estudantes e docentes, busquei questionar essas afirmações com as turmas selecionadas a fim de motivá-los ao uso da língua inglesa em atividades de speaking. Apresento um relato das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, pontuado por breves considerações teóricas e seguido de reflexões sobre o uso do inglês falado em turmas grandes.

Palavras-chave


inglês falado em sala de aula; inglês falado em turmas grandes; inglês falado no ensino regular

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Maria Luiza W.; PORTO, Maria Augusta R. Um breve histórico do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. In: SANTANA, G; PORTO, M. A; BATISTA, L. B; OLIVEIRA, R. Questões de línguas estrangeiras. Línguas estrangeiras em questão. Aracaju, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005.

MELO, Ticiana Telles. O ensino de línguas estrangeiras sob a ótica da abordagem comunicativa. In: Revista de Letras v. 1, n. 19. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1997.

OLIVEIRA, Renilson. Recursos teóricos para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. In: SANTANA, G; PORTO, M. A; BATISTA, L. B; OLIVEIRA, R. Questões de línguas estrangeiras. Línguas estrangeiras em questão. Aracaju, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005.

PORTO, Maria Augusta R. Técnicas de ensino e recursos didáticos para o ensino de inglês. In: SANTANA, G; PORTO, M. A; BATISTA, L. B; OLIVEIRA, R. Questões de línguas estrangeiras. Línguas estrangeiras em questão. Aracaju, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005.

Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas - CEFR. [S.I.]: British Council, 2017. Disponível em: Acessado em 20/09/2017.

RIO, M. M. O; GUIMARÃES, A. L. M; DELGADO, H. O. K. Os efeitos da ansiedade na habilidade oral em língua inglesa: estratégias para o professor em sala de aula. XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq. [S.I], 2016.

WOODROW, Lindy. Anxiety and speaking English as a second language. In: Regional Language Center Journal v. 37, n. 3. Londres: RELC, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

LínguaTec, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil