Além da sala de aula: uma metodologia de ensino baseada no estudo de gêneros textuais do Marketing

Autores

  • Renata Oliveira da Silva Graduada e Especialista pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Osório e Mestranda do PPGTIC da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Rafaela Fetzner Drey Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório. Doutora em Linguística Aplicada.

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n2.a1668

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Marketing. Metodologia de ensino.

Resumo

A presente pesquisa objetivou que alunos de uma disciplina de Marketing de um curso profissionalizante da área de vendas conseguissem compreender dois gêneros importantes para a profissão de vendedor – o flyer e a fala do vendedor - a fim de permitir que os estudantes se comunicassem com eficácia em sua atuação profissional. Assim, este trabalho visou a analisar se o uso de um material didático específico, construído a partir da concepção de gêneros textuais e mediado pelo docente (VYGOTSKY, 2005) poderia ser significativo para essa turma de estudantes.  A disciplina para a qual o material foi desenvolvido e (onde também foi pilotado) fez parte de um curso gratuito profissionalizante de Vendedor do Programa Pronatec. Como parte da pesquisa-ação desenvolvida, foi construída uma metodologia de trabalho, em amparo ao objetivo principal desta pesquisa, para ser um instrumento significativo e para auxiliar docentes da disciplina de Marketing em suas práticas de ensino. O objetivo dessa proposta didática era que os alunos conseguissem alinhar a teoria à prática, portanto, os alunos praticaram os gêneros estudados com o objetivo de atuarem em uma feira de produtos reciclados, fabricados pela própria turma. Os alunos produziram um flyer para divulgação da feira, na qual fizeram uso do gênero “fala do vendedor” para alcançarem seu objetivo: boas vendas. As análises demonstraram que os alunos conseguiram se apropriar das características de ambos os gêneros, pois os objetivos de comunicação foram cumpridos: o flyer trouxe compradores à feira; e os alunos conseguiram vender vários produtos ao utilizarem a fala do vendedor de acordo com as características dos gêneros trabalhadas em sala de aula. Nesse sentido, foi possível concluir que o material oportunizou a construção de novos conhecimentos importantes para a prática de vendas, propiciando o alcance de resultados práticos positivos atrelados à teoria empregada pela pesquisa. 

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Biografia do Autor

Renata Oliveira da Silva, Graduada e Especialista pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Osório e Mestranda do PPGTIC da Universidade Federal de Santa Catarina.

Atuou como docente em Cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Osório e, atualmente, atua como docente em cursos de Graduação EAD – Processos Gerenciais e Recursos Humanos – na CNEC/FACOS.

Rafaela Fetzner Drey, Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório. Doutora em Linguística Aplicada.

Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório. Doutora em Linguística Aplicada.

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Publicado

2016-11-21

Como Citar

Oliveira da Silva, R., & Fetzner Drey, R. (2016). Além da sala de aula: uma metodologia de ensino baseada no estudo de gêneros textuais do Marketing. LínguaTec, 1(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n2.a1668

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos