A experiência docente de professor de língua materna no ensino do gênero relatório de ensaio no contexto da educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n2.a1569Palavras-chave:
Gêneros textuais. Sequência didática. Relatório de ensaio. Professor de português. Educação profissional.Resumo
Os estudos dos gêneros textuais estão cada vez mais em evidência na educação técnica e ganham relevância pela necessidade de entender, identificar e ensinar os gêneros pertencentes às esferas profissionais no contexto escolar. Essa narrativa tem por objetivo relatar uma experiência e explicitar os saberes docentes necessários no contexto do ensino técnico ao produzir um gênero textual denominado relatório de ensaio de granulometria, pertencente a esfera da construção civil. A narrativa explora e detalha a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) para o ensino do gênero de forma interdisciplinar com a intenção de superar os desafios para o professor de língua materna ao lidar com gêneros de domínios discursivos nos quais não possui formação. A narrativa termina após a explicação da sequência didática com um balanço positivo no reconhecimento por parte dos alunos do projeto interdisciplinar, pois os alunos sentiam-se mais seguros e confiantes ao produzir o gênero em específico. Desta forma, tem-se a intenção com esta narrativa estimular projetos interdisciplinares em contextos tecnológicos para superar a lacuna da formação de muitos professores na área de Letras para o ensino de gêneros de áreas profissionais.
Downloads
Referências
ABREU, Antônio Suarez. Curso de Redação. 3 ed., São Paulo: Ática, 1991, 144p.
ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-7181/84: solo: análise granulométrica conjunta. Rio de Janeiro, 1984.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Agregados – determinação da composição granulométrica: NBR NM 248. Rio de Janeiro, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. In: DIONISIO, Ângela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (Org.). Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Cortez, 2005.
BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática: opressão? liberdade? São Paulo: Ática, 2001.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.
__________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p.1-23, 2000. p. 1-23
CENTRO PAULA SOUZA. Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Plano de Curso de Edificações: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.eteourinhos.com.br/arquivos/pc_edificacoes_14.pdf. Acesso em: 07 nov. 2016.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012a. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 21 set. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&i-d=17417&Itemid=866>. Acesso em: 07 nov. 2016.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003
PIRES, Francisco Quinteiro. A sabedoria do equilíbrio, por mestre Bechara. Academia Brasileira de Letras. Disponível em:<http://www.academia.org.br/noticias/sabedoria-do-equilibrio-por-mestre-bechara>. Acesso em: 22. set. 2016.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2004.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Centro de Ciências Tecnológicas – CCT. LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS. ROTEIRO – GRANULOMETRIA. S/D. Disponível em: <http://www.joinville.udesc.br/portal/departamentos/dec/labmes/arquivos/Roteiro%20-%20ENSAIO%20DE%20GRANULOMETRIA.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).