A experiência docente de professor de língua materna no ensino do gênero relatório de ensaio no contexto da educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n2.a1569

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Sequência didática. Relatório de ensaio. Professor de português. Educação profissional.

Resumo

Os estudos dos gêneros textuais estão cada vez mais em evidência na educação técnica e ganham relevância pela necessidade de entender, identificar e ensinar os gêneros pertencentes às esferas profissionais no contexto escolar. Essa narrativa tem por objetivo relatar uma experiência e explicitar os saberes docentes necessários no contexto do ensino técnico ao produzir um gênero textual denominado relatório de ensaio de granulometria, pertencente a esfera da construção civil. A narrativa explora e detalha a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) para o ensino do gênero de forma interdisciplinar com a intenção de superar os desafios para o professor de língua materna ao lidar com gêneros de domínios discursivos nos quais não possui formação. A narrativa termina após a explicação da sequência didática com um balanço positivo no reconhecimento por parte dos alunos do projeto interdisciplinar, pois os alunos sentiam-se mais seguros e confiantes ao produzir o gênero em específico. Desta forma, tem-se a intenção com esta narrativa estimular projetos interdisciplinares em contextos tecnológicos para superar a lacuna da formação de muitos professores na área de Letras para o ensino de gêneros de áreas profissionais.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Lima, Centro Paula Souza - Etec Carlos de Campos e Jorge Street

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012) e graduação em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006). Graduação Tecnológica em Marketing pela Anhembi Morumbi (2015). Pós-graduação em Revisão e Tradução de Textos pela Universidade Gama Filho (2010-2012). Atualmente cursa o Programa de Mestrado Profissional do Centro Paula Souza na área de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional com o estudo dos Gêneros Textuais na Educação Profissional. É professor II-D da Escola Técnica Estadual Jorge Street e professor e Etec Carlos de Campos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Revisor freelancer da Editora Cortez e da Editora Elementar.

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Publicado

2016-11-21

Como Citar

Lima, R. da S. (2016). A experiência docente de professor de língua materna no ensino do gênero relatório de ensaio no contexto da educação profissional. LínguaTec, 1(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n2.a1569

Edição

Seção

Narrativas de ensino