Oportunidades, escolhas e vocação: percursos na constituição do ‘ser professor’ de docentes bacharéis do ensino superior privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5426

Resumo

Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores bacharéis que atuam no ensino superior e tem como objetivo conhecer como se deu o percurso que conduziu esses profissionais à docência. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores que atuam em uma Instituição de Ensino Superior da rede privada, no interior do estado do Ceará. As entrevistas foram analisadas através da proposta de Análise de Conteúdo. Os resultados apresentam, inicialmente, que as escolhas dos docentes pela área de formação aconteceram de forma aleatória ou por influência dos familiares. Contudo, no transcorrer da graduação conseguiram uma identificação com os cursos escolhidos e se sentem realizados com a sua atuação como professores. Relataram que, durante a graduação, as atividades de monitoria, pesquisa e identificação com determinadas disciplinas e professores os fizeram vislumbrar a docência como campo de atuação. Para que pudessem lecionar ou se sentirem mais preparados para o exercício da docência, trilharam alguns caminhos formativos a partir da graduação: cursar pós-graduação foi a escolha da maioria dos entrevistados. No entanto, referiram que as disciplinas das especializações e dos mestrados lhes trouxeram conhecimentos específicos de área, mas pouco contribuíram para a sua formação docente. Ao propor conhecer esta amostra de professores bacharéis, espera-se que o presente estudo contribua para a reflexão sobre a formação docente e indique caminhos para (re)pensar a prática profissional docente.

Palavras-chave: Formação docente. Professores bacharéis. Ensino superior privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Vieira da Silva Cavalcante, Faculdade Princesa do Oeste (FPO)

Possui Mestrado Acadêmico em Ensino pela UNIVATES (2020); Especialização em Serviço Social, Seguridade Social e Legislação Previdenciária pela Faculdade Ratio (2014); graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Professora e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Princesa do Oeste FPO. Membro do NUCRESS-Crateús. Tem experiência na área de Serviço Social, Política Social, Seguridade Social, Trabalho, Ensino e Formação de Professores.

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Pós-Doutorado em Educação pela UFRGS (2011). É professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino – Univates.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

VIEIRA DA SILVA CAVALCANTE, L.; FELDENS SCHWERTNER, S. Oportunidades, escolhas e vocação: percursos na constituição do ‘ser professor’ de docentes bacharéis do ensino superior privado. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5426. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5426. Acesso em: 29 mar. 2024.