Elementos constituintes da identidade docente de duas professoras experientes dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5168Resumo
Resumo: A aprendizagem da docência percorre a trajetória pessoal, os processos formativos e profissionais dos professores e sofre influência de diferentes aspectos, sendo estes responsáveis pela construção da identidade profissional docente. Por essas reflexões, este estudo procurou responder: quais elementos caracterizam a constituição da identidade docente de duas professoras experientes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Esses elementos podem ter influenciado na escolha e interesse de participarem de um programa de mentoria? De que maneira? Buscou-se identificar elementos e características desse processo, por meio da análise de memoriais de formação, e observar de que maneiras essa constituição influenciou na escolha e no interesse de atuarem em um programa de mentoria. Sob um viés qualitativo, foram analisados o percurso da infância e escolarização, a formação inicial, o início da docência e a trajetória de atuação profissional, com enfoque no início da carreira. Os resultados apontam que a família, o exemplo/modelo de professores, os colegas de trabalho, as experiências de formação continuada, o comprometimento político, o envolvimento em processos reflexivos e o ser resiliente, influenciaram fortemente na construção da identidade docente das professoras. Nesse sentido, observou-se que alguns desses elementos, constituintes de suas identidades docentes, como o apoio recebido por seus pares (iniciantes e experientes) no início da carreira, a busca constante por formação continuada e o comprometimento e engajamento político parecem ter influenciado na escolha dessas professoras de atuarem como mentoras de professores iniciantes.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Formação contínua. Memoriais de formação.
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