O letramento científico como prática no itinerário formativo de um bolsista de iniciação à docência
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5064Resumo
Resumo: Orientando-se pelos princípios do Letramento Científico, o presente estudo irá narrar os enlaces formativos de um professor em formação, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir de intervenções didáticas desenvolvidas em uma escola pública da cidade Salvador (Bahia) entre julho de 2018 e agosto de 2019. Essas experiências conduzirão a escrita deste estudo, apresentando como método de análise os princípios das Narrativas Autobiográficas obtidas em cada intervenção didática realizada, além das conquistas e obstáculos que despontaram durante essa trajetória debutante como professor-pesquisador. As etapas essenciais que compõem o método são: a) descrição do contexto acerca do itinerário formativo; b) realização de um balanço de aprendizagens; c) definição da narrativa; d) interpretação sobre as experiências vivenciadas e; e) complementos de significação. As narrativas discutem sobre os desafios e reflexões ao incorporar em sua prática docente perspectivas para um Ensino de Ciências que se opõe a modelos mecânicos e transmissivos. Os pressupostos teóricos do Letramento Científico possibilitaram ao ex-bolsista, durante seu itinerário formativo, uma visão expandida da função social da atividade científica. Tais experiências podem contribuir para discussões acerca do perfil de professores que se pretende construir nos cursos de Licenciatura e nos programas de Formação Inicial.
Palavras-chave: Letramento Científico. PIBID. Itinerários Formativos.
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