A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil

Autores

  • Sandra Mara Mezalira
  • Maria Cristina Pansera-de-Araújo
  • Jeferson Rosa Soares
  • Alberto Bracagioli Neto
  • José Vicente Lima Robaina

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3914

Resumo

Resumo: Os agrotóxicos são substâncias usadas no controle de pragas e doenças de plantas, dispersas no ar, água, solo e alimentos, que afetam o ambiente e saúde dos seres vivos. As escolas e as universidades são espaços para ensino e apropriação dos conceitos científicos relacionados aos agrotóxicos. Buscou-se analisar e sistematizar as pesquisas sobre Agrotóxicos no Ensino de Ciências, publicadas de 2008 a 2018, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Scientific Electronic Library online, no Google Acadêmico, na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, na Revista Ciências & Ideias, na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Esta investigação é de natureza quali-quantitativa, do tipo bibliográfica. Para as buscas, utilizaram-se os descritores “Agrotóxicos” e “Agrotóxicos AND Ensino”, aplicando-os ao título, resumo e palavras-chave. Foram encontrados cerca de 25000 trabalhos, com o descritor Agrotóxicos, dos quais 60 foram elegíveis para este estudo, por tratarem do ensino. A disciplina de Química foi abordada em 24 textos. O Ensino Médio, prevaleceu, constando em 37 dos trabalhos. Os instrumentos mais utilizados pelos pesquisadores nessas produções foram: questionários, entrevistas, diário de campo, observação, sequência didática, resolução de problemas e os três momentos pedagógicos. O Ensino e Aprendizagem foi o foco mais evidente, perfazendo 61% dos textos. O ano de 2016 foi o que representou maior número de produções envolvendo o tema Agrotóxicos, publicadas em periódicos e eventos científicos e encontradas no Google Acadêmico.

Palavras-chave: Pesticidas. Estado da Arte. Questões controversas. Ensino-aprendizagem. Ciências Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

MEZALIRA, S. M.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; SOARES, J. R.; BRACAGIOLI NETO, A.; LIMA ROBAINA, J. V. A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a3914. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3914. Acesso em: 29 mar. 2024.