Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica

Autores

  • Ana Paula de Andrade Janz Elias Universidade Tecnológica Federal do Paraná Centro Universitário Uninter
  • Marcelo Souza Motta Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2740

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Programação de Computadores e Matemática Financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica. A ferramenta utilizada foi o software App Inventor. Inicialmente, no percurso metodológico, a Matemática Financeira foi trabalhada de forma “tradicional” para, posteriormente, apresentarmos a possibilidade de programar aplicativos financeiros para o cálculo de Juros simples e Compostos. Os estudantes responderam a dois questionários. Apresentaremos aqui como se deu a aceitação dos estudantes em relação a proposta de trabalho interdisciplinar, bem como a análise de suas respostas aos questionários propostos. Fica evidenciado que a integração das disciplinas teve grande influência no processo de construção do conhecimento de Matemática Financeira.

Palavras chave: Interdisciplinaridade. Matemática Financeira. Programação. App Inventor.

 

AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL FOR THE DEVELOPMENT OF FINANCIAL MATHEMATICS APPLICATIONS IN ELECTRICAL ENGINEERING UNDERGRADUATION COURSE

Abstract: This article aims to present a proposal of interdisciplinary work between the disciplines of Computer Programming and Financial Mathematics in an Electrical Engineering undergraduate course. The digital tool used was App Inventor software. In the methodological course, initially, "Financial Mathematics" was worked in a "traditional" way to later present the possibility of programming financial applications for the calculation of simple and compound interest. The students answered two questionnaires. We present here how students were accepted in relation to the interdisciplinary work proposal, as well as the analysis of their answers to the questionnaires proposed. It is evidenced that the integration of the disciplines had great influence in the process of construction of the knowledge of Financial Mathematics.

Keywords: Interdisciplinarity. Financial Mathematics. Programming. App Inventor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Andrade Janz Elias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Centro Universitário Uninter

Mestranda em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Federal do Paraná;

Professora nos cursos de graduação em Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática no Centro Universitário Uninter.

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Assessor didático-tecnológico da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED/CT). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias para a Aprendizagem e Desempenho Profissional. Docente do Departamento Acadêmicos de Matemática (DAMAT/CT). Professor permanente Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática (PPGECM). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Informática na Educação, Supervisão Escolar e Ensino de Matemática. Atua principalmente nas áreas de Ensino e suas tecnologias; tecnologias digitais, educação aberta, formação de professores; recursos educacionais abertos, redes de aprendizagem, laboratório de matemática, jogos matemáticos, educação matemática; educação a distância, ambientes de aprendizagem, inovação e educação.

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), Mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Fez o Pós-doutorado no Institut de Chimie Minérale et Analytique da Université de Lausanne na Suíça (2000). Foi professora adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte de março de 2002 até agosto de 2010. Atualmente é Professora Associada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando na área de Ensino de Química. Orienta alunos de mestrado e doutorado na área de Ensino de Química. Realizou um curto pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Wypych. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Espectroscopia e, desde 2003, quando iniciou seu cargo de Tutora do Programa de Educação Tutorial de Química da UFRN, vem atuando também na área Educação Química. Suas atividades estão inseridas, atualmente, dentro dos seguintes temas: Formação de Professores de Química/Ciências; Ensino e aprendizagem; Epistemologia; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos; Atividades Lúdicas; Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. 

Downloads

Publicado

2018-07-03

Como Citar

ELIAS, A. P. de A. J.; MOTTA, M. S.; HUSSEIN, F. R. G. e S. Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 1, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n1.a2740. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2740. Acesso em: 28 mar. 2024.