A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção

Autores

  • Noemi Boer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - Campus de Santo Ângelo. Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS.
  • Cristiano Bittencourt dos Santos Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS.
  • Nilsa Reichert Barin Centro Universitário Franciscano, UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v5.n2.a2016

Resumo

Resumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente.

 

CORA CORALINA’S POETRY FROM THE PERSPECTIVE OF THEATRE EDUCATION: DRAMATURGY UNDER CONSTRUCTION

Resumo: Neste artigo, apresentam-se reflexões acerca de uma oficina pedagógica que teve como tema motivador o Poema do Milho, de Cora Coralina. O trabalho foi desenvolvido no contexto da XVII Jornada Nacional de Educação e V Seminário Interdisciplinar do Programa de Iniciação a Docências (PIBID), realizado em 2014, no Centro Universitário Franciscano, de Santa Maria, RS. A oficina, intitulada A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro educação, teve a participação de 32 congressistas, na sua maioria estudantes do curso de Letras. A oficina oportunizou o contato com os pressupostos do teatro educação de Spolin (1989), na construção de dramaturgias a partir da exploração da estrutura mínima: onde – quem – o que e poc (ponto de concentração), apresentados pela autora. Assim, entende-se que a oficina oportunizou um canal de discussão e reflexão acerca do teatro, como recurso capaz de gerar arte e, nesse caso específico, o teatro, com um tema voltado à natureza e à sustentabilidade ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental. Teatro Educação. Meio ambiente.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemi Boer, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - Campus de Santo Ângelo. Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS.

Graduação em ciêncais biológicas e em Pedagogia.  Mestre em Educação Brasileira (UFSM). Doutira em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.

Cristiano Bittencourt dos Santos, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS.

Graduação em Pedagogai. Mestrando em ensino de Humanidades e Linguagens, Centro Universita´rio Franciscano, Santa Maria, RS.

Formação e profissional do Teatro Universitário Independente (TUI), santa Maria, RS.

Nilsa Reichert Barin, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA

Professoara do Curso de Letras, Portugues  e Portugês -Inglês, Centro Universitário Franciscano

Downloads

Publicado

2016-12-08

Como Citar

BOER, N.; SANTOS, C. B. dos; BARIN, N. R. A poesia de Cora Coralina no olhar do teatro-educação: uma dramaturgia em construção. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 5, n. 2, 2016. DOI: 10.35819/tear.v5.n2.a2016. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2016. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê