Forma de ingresso X situação dos alunos no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS

Autores

  • Mara Rosane Noble Tavares Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Porto Alegre
  • Denise Luzia Wolff
  • Cristina Almeida da Silva

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v5.n2.a1997

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a relação da forma de ingresso com a situação inativa dos discentes no curso Tecnologia em Sistemas Para Internet do Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Porto Alegre. Para isso, utilizou-se o software RapidMiner e a base de dados do curso, disponível no Sistema Acadêmico da Instituição. Foram realizadas as cinco etapas do processo de KDD na base de dados do Sistema Acadêmico do curso, que foram: seleção, pré-processamento, transformação, mineração e avaliação dos dados. O KDD é o processo de descoberta de conhecimentos, que envolve etapas que vão desde a preparação da base de dados até a apresentação do conhecimento encontrado através das técnicas de mineração de dados. Atualmente, há a preocupação com o número crescente de alunos na ‘situação’ em recuperação, alunos que cursam semestres em atraso no curso. A descoberta de conhecimentos na base de dados do Sistema Acadêmico permitiu chegar à conclusão de que os alunos ingressados na instituição por vestibular, no segundo semestre de 2013 e pertencentes ao turno da manhã, apresentam uma probabilidade maior para entrar na situação de recuperação, indicando a necessidade de novas pesquisas para investigar o motivo.

Palavras-chave: Mineração de Dados Educacionais. KDD. Ingresso. Situação. RapidMiner.

 

ENTRY FORM X SITUATION OF STUDENTS IN THE HIGHER EDUCATION COURSE OF TECHNOLOGY SYSTEMS FOR THE INTERNET AT IFRS

Abstract: This article aims to identify and analyze the relation between the entry way and the inactive status of students in the course of Technology Systems for the Internet at the Federal Institute of Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Thus, we used the RapidMiner software and the course database of Academic System of the Institution. The five steps of the KDD process were followed in the Academic System database of the course, which were selection, pre-processing, processing, mining and data evaluation. KDD is the process of knowledge discovery, which involves steps ranging from the preparation of the database up until presentation of knowledges found through data mining techniques. Currently there is a concern about the increasing number of students in the recovery 'situation', students who attend semesters with delay in the course. The discovery of knowledges in the Academic System database has led to the conclusion that students who entered in the institution through college entrance in the second half of 2013 and belonging to the morning shift are more likely to enter the recovery situation, indicating the need of further research to investigate the reason.

Keywords: Educational Data Mining. KDD. Entrance. Situation. RapidMiner.

 

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Biografia do Autor

Mara Rosane Noble Tavares, Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Porto Alegre

Possui Licenciatura em Pedagogia (UFRGS/2010) e Especialização em Psicopedagogia com TIC (UFRGS/2015), ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, cursa o Mestrado Profissional de Informática na Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/2015-2017) e atua profissionalmente como Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual na 1ª CRE - NTE/Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em TIC.

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Publicado

2016-12-05

Como Citar

TAVARES, M. R. N.; LUZIA WOLFF, D.; SILVA, C. A. da. Forma de ingresso X situação dos alunos no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFRS. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 5, n. 2, 2016. DOI: 10.35819/tear.v5.n2.a1997. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1997. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre