Pesquisa-formação com professoras de ciências e biologia desde uma abordagem (auto)biográfica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5431Resumo
Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa-formação na qual buscamos traçar as contribuições dos Institutos Federais para a formação de professores de Ciências e Biologia, procurando responder: o que professoras, egressas da Licenciatura em Ciências Biológicas de um Instituto do Centro-Oeste brasileiro revelam, narrativamente, de contribuição desse contexto de formação para seu desenvolvimento pessoal e profissional? O interesse está nos sentidos atribuídos às narrativas pelas professoras quando pensam-narram-escutam-editam coletivamente seus processos formativos, durante um dispositivo de pesquisa-formação. Tendo como base os aportes teórico-metodológicos da abordagem (auto)biográfica relatamos, na primeira história do artigo, o dispositivo de pesquisa-formação, que foi o momento em que as professoras narraram-escutaram-editaram narrativas autobiográficas sobre suas histórias de vida e profissional. Na segunda história, realizamos um exercício interpretativo das narrativas
a partir de uma análise paradigmática, o que fez emergir três temas que nos forneceram uma leitura do social no individual, estabelecendo elos entre as histórias individuais e os aspectos sócio-históricos. Refletimos que o Instituto Federal possibilitou que essas mulheres pudessem se formar como docentes sem necessitar se deslocar aos centros urbanos ou mesmo realizar uma formação à distância. Elas têm retornado às salas de aula da educação básica os conhecimentos adquiridos na formação inicial e continuada. O trabalho com narrativas docentes pode se constituir em propostas de formação em uma perspectiva biográfico-narrativa, conferindo valor de conhecimento às subjetividades e aos saberes experienciais, trazidos à tona por um exercício de reflexão sobre as experiências docentes.
Palavras-chave: Abordagem (auto)biográfica. Formação docente. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
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