O uso de mapas conceituais no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v6.n1.a2046Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar os conhecimentos sobre Gravitação de alunos da disciplina Física Geral 2 do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação do Ceará IFCE. Para isso utilizamos como instrumento de pesquisa o uso de mapas conceituais. Conhecer o que o aluno já sabe sobre determinado assunto é um dos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. Os mapas desenhados pelos alunos passaram por uma análise quantitativa, ao serem pontuados seguindo as orientações de Joseph Novak, sendo critérios de análise a hierarquia dos conceitos, as proposições válidas, a ligação entre os conceitos e os exemplos. Foi feita uma análise qualitativa dos mapas nos mostrou que conceitos estavam presentes de forma significativa na estrutura cognitiva dos alunos. Os dados mostram que a maioria dos alunos consegue fazer a diferenciação progressiva, quando o aluno é capaz de, a partir de um conceito geral, traçar conceitos mais específicos. Os alunos tiverem dificuldade em dar exemplos sobre Gravitação, bem como em relacionar conceitos presentes em diferentes ramos do mapa desenhado. Estes resultados são úteis para dar suporte ao desenvolvimento de metodologias que tornem o ensino de Física mais significativo, dentre elas o uso de ferramentas tecnológicas digitais.
Palavras-chave: Mapa conceitual. Ensino de Física. Aprendizagem significativa.
THE USE OF CONCEPT MAPS IN PHYSICS TEACHING
Abstract: The aim of this paper is to investigate the knowledge about Gravity of Physics’ students of Instituto Federal de Educação do Ceará the (IFCE). For this, we use conceptual maps. Previous knowledge is one of principles from David Ausubel's Significant Learning Theory (TAS). We made a quantitative analysis about the maps drawn by the students, applying for this Joseph Novak’s table to conceptual maps. We analyzed the hierarchy of concepts, the valid propositions, the connections between the concepts and the examples provided. A qualitative analysis of the maps has revealed that it conceptualized a significant formation in the students' cognitive structure. The students had difficulty in giving examples, as well as in relating concepts presented in different positions of the map. These results are useful to support the development of methodologies that have made teaching Physics more meaningful, among them the use of digital technological tools.
Keywords: Concept maps. Physics learning. Significative learning.
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