Breves lições da História para (re)pensar o entusiasmo sobre as tecnologias digitais na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6650

Resumo

O presente trabalho se vale de algumas contribuições da história para propor uma reflexão sobre o entusiasmo que contagia pessoas e organizações quando o assunto é inserção de objetos tecnológicos digitais na educação escolar. O objetivo é contribuir com uma análise crítica da retórica em torno das tecnologias digitais na escola. Optamos por um estudo exploratório, de caráter qualitativo, de um guia temático publicado virtualmente pela organização Porvir, deliberadamente renomeado pelos autores como Guia Porvir de Tecnologia na Educação (GPTE). Em linhas gerais, identificamos que a retórica do documento analisado está caracterizada por um entusiasmo publicístico, impregnada de solucionismo, inovacionismo, salvacionismo e futurismo, assemelhando-se àquela observada na virada do século XIX para o século XX. Ademais, o documento omite que as transformações tecnológicas estão assentadas no protagonismo humano, o que significa o envolvimento de pessoas, grupos, organizações e instituições em relações de poder que abrigam, entre outros, interesses econômicos e político-ideológicos. Ao não contemplar a necessária e rigorosa investigação crítica a ser realizada a partir das lições da história aqui discutidas, entendemos que o documento do Porvir se mostra frágil para indicar tecnologias digitais para a educação e caminhos para a escola contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemerson Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE-UTFPR). Mestre em Sociologia, bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor de Sociologia e pesquisador do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus São João dos Patos. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET-UTFPR) e do Laboratório de Estudos de Populações Tradicionais e Educação (LEPTE-IFMA).

Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba/PR, e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET).

Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná. Licenciada em Economia e Letras pela Universidade Federal do Paraná. Pós doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais e Colégio de la Frontera Norte. Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR). Principais interesses de pesquisa: educação ambiental; educação para a sustentabilidade; tecnologia, território e meio ambiente; cidades e resíduos sólidos urbanos.

Mário Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pesquisador dos grupos: Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR); Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET/UTFPR).

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

MOURA, H.; LEITE LIMA FILHO, D.; CORRÊA DA SILVA, M.; LOPES AMORIM, M. Breves lições da História para (re)pensar o entusiasmo sobre as tecnologias digitais na educação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6650. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6650. Acesso em: 28 abr. 2024.