Arquitetura pedagógica com foco na autoria digital de idosos: um olhar sobre a aprendizagem criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6567

Resumo

Resumo: Esta pesquisa visa apresentar uma Arquitetura Pedagógica desenvolvida com foco na autoria digital para construção de filmes em stop motion pelos idosos. O cenário pandêmico exigiu alternativas remotas para o prosseguimento das aulas, sendo necessário que os docentes adaptassem os planejamentos à nova realidade. Nesse viés, a Arquitetura Pedagógica pode auxiliar os professores em desenvolver práticas voltadas à Aprendizagem Criativa, já que é constituída de aspectos que orientam no planejamento das atividades pedagógicas. A Aprendizagem Criativa é uma abordagem pedagógica no qual o intuito é tornar os ambientes educacionais mais criativos e lúdicos. Assim, acredita-se que se pode desenvolver uma Arquitetura Pedagógica baseada na Aprendizagem Criativa para idosos criarem filmes com a técnica de stop motion. A metodologia é qualitativa, de natureza aplicada, sendo exploratória do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados dois tipos de instrumentos: observação participante e questionários on-line. Portanto, por meio da proposta pedagógica 32 idosos cursaram o curso CineSênior em 2021 todos realizaram a produção audiovisual e destacaram que 93,75% (n=30) gostaram de ser autores digitais e 6,25%(n=2) não gostaram preferindo ser espectadores. Como resultado observou que a arquitetura proposta se mostrou eficiente para idosos com interesse em construir filmes em stop motion, tornando a aprendizagem criativa para este público.

Palavras-chave: Idoso. Arquitetura Pedagógica. Aprendizagem Criativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Kin Slodkowski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS) (2022). Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). É pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS) e professora na Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI/UFRGS) desde 2015.

Leticia Rocha Machado , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS. É professora na Faculdade de Educação da UFRGS. Também é coordenadora e professora da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS.

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS. É Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

KIN SLODKOWSKI, B.; ROCHA MACHADO , L.; ALEJANDRA BEHAR, P. Arquitetura pedagógica com foco na autoria digital de idosos: um olhar sobre a aprendizagem criativa. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6567. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6567. Acesso em: 27 abr. 2024.