Prática docente e afetividade no curso de música: experiências estéticas e sensíveis
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6459Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender as experiências estéticas e sensíveis vivenciadas por professores no Curso de Música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. A prática docente é compreendida como atividade sistemática, historicamente determinada, cujo foco é o ensinar-aprender na perspectiva da humanização. Desse modo, neste artigo, a afetividade é analisada a partir das contribuições de Vygotsky (1998), Wallon (1968), entre outros. Para Wallon (1968), a afetividade constitui um domínio funcional tão importante quanto a inteligência, pois são construtos inseparáveis na evolução psíquica do ser. A afetividade é compreendida como um processo de sensibilização que envolve emoções e sentimentos, portanto, aspecto constitutivo do desenvolvimento humano. Por essa razão, afetividade e cognição emergem como aspectos indissociáveis nos processos de ensino-aprendizagem. Em termos metodológicos, o estudo se fundamenta no método autobiográfico, com a utilização da pesquisa narrativa. Esse tipo de pesquisa favorece o desenvolvimento da reflexão e da revisitação das experiências vividas, bem como propicia a autoformação. A pesquisa teve como contexto empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e contou com a participação de cinco professores de música da referida instituição. Registra como resultado que a afetividade repercute nas experiências estéticas e sensíveis das práticas docentes dos colaboradores da pesquisa e esclarece como essas experiências são percebidas e vivenciadas em suas práticas diárias.
Palavras-chave: Prática docente. Afetividade. Experiências estéticas e sensíveis.
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