Prática docente e afetividade no curso de música: experiências estéticas e sensíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6459

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender as experiências estéticas e sensíveis vivenciadas por professores no Curso de Música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. A prática docente é compreendida como atividade sistemática, historicamente determinada, cujo foco é o ensinar-aprender na perspectiva da humanização. Desse modo, neste artigo, a afetividade é analisada a partir das contribuições de Vygotsky (1998), Wallon (1968), entre outros. Para Wallon (1968), a afetividade constitui um domínio funcional tão importante quanto a inteligência, pois são construtos inseparáveis na evolução psíquica do ser. A afetividade é compreendida como um processo de sensibilização que envolve emoções e sentimentos, portanto, aspecto constitutivo do desenvolvimento humano. Por essa razão, afetividade e cognição emergem como aspectos indissociáveis nos processos de ensino-aprendizagem. Em termos metodológicos, o estudo se fundamenta no método autobiográfico, com a utilização da pesquisa narrativa. Esse tipo de pesquisa favorece o desenvolvimento da reflexão e da revisitação das experiências vividas, bem como propicia a autoformação. A pesquisa teve como contexto empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e contou com a participação de cinco professores de música da referida instituição. Registra como resultado que a afetividade repercute nas experiências estéticas e sensíveis das práticas docentes dos colaboradores da pesquisa e esclarece como essas experiências são percebidas e vivenciadas em suas práticas diárias. 

Palavras-chave: Prática docente. Afetividade. Experiências estéticas e sensíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elineide Soares Braga Pereira, UFPI

Mestra em Educação. Doutoranda em Educação (PPGED - UFPI)

Antonia Edna Brito, UFPI

Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Profissionalização. Docente em Pedagogia/NUPPEd.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

SOARES BRAGA PEREIRA, E.; EDNA BRITO, A. Prática docente e afetividade no curso de música: experiências estéticas e sensíveis. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6459. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6459. Acesso em: 12 maio. 2024.