A biotecnologia na formação de professores de Biologia: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6457Resumo
Na área da Biotecnologia, várias descobertas orientaram avanços para a sociedade por meio do uso do conhecimento científico e tecnológico. Seus bens e serviços fazem parte do cotidiano de toda a população em geral. Não obstante, a introdução de temáticas biotecnológicas nos espaços educacionais perpassa a formação docente. Nessa perspectiva, o presente artigo teve como objetivo investigar o cenário das pesquisas nacionais e internacionais em relação à inserção da Biotecnologia na formação de professores de Biologia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza mista, utilizando os pressupostos da pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura (RSL), de cunho secundário, com protocolos de busca bem definidos e questões norteadoras. Os dados foram obtidos por meio das bases de dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES, SciELO, Arca, ERIC, ACM, Scopus e ScienceDirect publicados nos últimos dez anos (2012-2022). A análise quantitativa demonstrou que há uma carência de estudos que contemplem a temática, entretanto, há uma tendência de crescimento no número de pesquisas na última década. A análise qualitativa revelou que os estudos são incipientes quanto à abordagem de tópicos biotecnológicos direcionados à formação docente. Portanto, os resultados apontam para a necessidade de investimentos em pesquisas que promovam um debate mais centralizado entre a formação docente e o Ensino de Biotecnologia na Educação Básica.
Palavras-chave: Biotecnologia. Ensino de Biotecnologia. Formação de professores. Biologia.
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