A biotecnologia na formação de professores de Biologia: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6457

Resumo

Na área da Biotecnologia, várias descobertas orientaram avanços para a sociedade por meio do uso do conhecimento científico e tecnológico. Seus bens e serviços fazem parte do cotidiano de toda a população em geral. Não obstante, a introdução de temáticas biotecnológicas nos espaços educacionais perpassa a formação docente. Nessa perspectiva, o presente artigo teve como objetivo investigar o cenário das pesquisas nacionais e internacionais em relação à inserção da Biotecnologia na formação de professores de Biologia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza mista, utilizando os pressupostos da pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura (RSL), de cunho secundário, com protocolos de busca bem definidos e questões norteadoras. Os dados foram obtidos por meio das bases de dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES, SciELO, Arca, ERIC, ACM, Scopus e ScienceDirect publicados nos últimos dez anos (2012-2022). A análise quantitativa demonstrou que há uma carência de estudos que contemplem a temática, entretanto, há uma tendência de crescimento no número de pesquisas na última década. A análise qualitativa revelou que os estudos são incipientes quanto à abordagem de tópicos biotecnológicos direcionados à formação docente. Portanto, os resultados apontam para a necessidade de investimentos em pesquisas que promovam um debate mais centralizado entre a formação docente e o Ensino de Biotecnologia na Educação Básica.

Palavras-chave: Biotecnologia. Ensino de Biotecnologia. Formação de professores. Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Ribeiro de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e nos Mestrados em Ensino de Ciências e Matemática, Ciência da Informática e Tecnologia Educacional. Atualmente é Secretário de Educação do município de Sobral (CE).

Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular do departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

RIBEIRO DE LIMA, J.; LIMA VASCONCELOS, F. H.; DE VASCONCELOS SILVA, M. G. A biotecnologia na formação de professores de Biologia: uma revisão sistemática da literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6457. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6457. Acesso em: 28 abr. 2024.