As práticas de letramento digital para estudantes e docentes do ensino médio e/ou técnico: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6425Resumo
Na sociedade atual, cada vez mais informatizada, não basta apenas saber ler e escrever, também há necessidade de desenvolver habilidades tecnológicas e sociais, compreender e questionar o que é apresentado no universo virtual. Diante deste fato, é urgente a necessidade de promover estas competências aos estudantes e docentes do ensino médio e/ou técnico para suprir tais demandas, principalmente após o período pandêmico da Covid-19, em 2020, em que foi instituído de forma abrupta o uso das tecnologias da informação e comunicação nas mais diversas áreas. Assim, visando identificar trabalhos relacionados com questões vinculadas à competência digital, foi elaborada a presente Revisão Sistemática de Literatura (RSL), baseada no método de pesquisa estabelecido por Kitchenham. Esta RSL concentrou-se na identificação de trabalhos que versassem sobre os temas alfabetização, letramento, fluência ou competência digital no sentido de uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem, assim como o posicionamento de professores no uso destes aparatos tecnológicos. Para tanto, foram analisadas bases nas quais foram definidos critérios de inclusão e exclusão na seleção de estudos, conforme a quantidade de trabalhos encontrados. O objetivo deste estudo é identificar as lacunas a serem preenchidas para promover a efetiva capacitação de estudantes e professores do ensino médio e/ou técnico no domínio de TDIC, com base nos estudos selecionados, a fim de que seja possível a aquisição de competências digitais requeridas na manutenção da integração social, empregabilidade e cidadania.
Palavras-chave: Letramento digital. Estudantes do ensino médio e/ou técnico. Professores.
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