As práticas de letramento digital para estudantes e docentes do ensino médio e/ou técnico: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6425

Resumo

Na sociedade atual, cada vez mais informatizada, não basta apenas saber ler e escrever, também há necessidade de desenvolver habilidades tecnológicas e sociais, compreender e questionar o que é apresentado no universo virtual. Diante deste fato, é urgente a necessidade de promover estas competências aos estudantes e docentes do ensino médio e/ou técnico para suprir tais demandas, principalmente após o período pandêmico da Covid-19, em 2020, em que foi instituído de forma abrupta o uso das tecnologias da informação e comunicação nas mais diversas áreas. Assim, visando identificar trabalhos relacionados com questões vinculadas à competência digital, foi elaborada a presente Revisão Sistemática de Literatura (RSL), baseada no método de pesquisa estabelecido por Kitchenham. Esta RSL concentrou-se na identificação de trabalhos que versassem sobre os temas alfabetização, letramento, fluência ou competência digital no sentido de uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem, assim como o posicionamento de professores no uso destes aparatos tecnológicos. Para tanto, foram analisadas bases nas quais foram definidos critérios de inclusão e exclusão na seleção de estudos, conforme a quantidade de trabalhos encontrados. O objetivo deste estudo é identificar as lacunas a serem preenchidas para promover a efetiva capacitação de estudantes e professores do ensino médio e/ou técnico no domínio de TDIC, com base nos estudos selecionados, a fim de que seja possível a aquisição de competências digitais requeridas na manutenção da integração social, empregabilidade e cidadania.

Palavras-chave: Letramento digital. Estudantes do ensino médio e/ou técnico. Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Santana, IFRS

Possui graduação em Administração de Empresas pela PUCRS (1995) e graduação em Direito pela ULBRA (2009), Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário  - UniRITTER (2011), Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil  - UniRITTER (2013), Especialização em Pós Graduação em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, IBGEN, Porto Alegre. Atualmente, cursa o Mestrado em Informática na Educação (MPIE) do Instituto Federal (IF), campus Porto Alegre, também é professora da Escola Técnica Universitário Gravataí e possui experiência na área de Direito e Administração de Empresas.

 

Marcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, IFRS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unip e EPSIBA/Argentina), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre. Foi Diretora de Ensino e Diretora de Desenvolvimento Institucional no IFRS Campus Porto Alegre. É líder do grupo de pesquisa "Educação, lnovação e Trabalho", e suas investigações se centram majoritariamente nas seguintes linhas de pesquisa "Estudos em políticas e práticas de Educação" e "Práxis educativa na sociedade digital" .Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos como ferramentas educacionais aplicadas ao mundo do trabalho na sociedade digital, atuação psicopedagógica institucional na sociedade digital, transmidia e autorregulação da aprendizagem na digitalidade, avaliação e formação profissional no contexto da sociedade digital. Faz estágio pós-doutoral na Escola de Humanidades da PUCRS e é co criadora do projeto educativo Elas em Nós (Youtube).

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

SANTANA, C.; AMARAL CORRÊA UGHINI VILLARROEL, M.; DE CASTRO BERTAGNOLLI, S. As práticas de letramento digital para estudantes e docentes do ensino médio e/ou técnico: uma revisão sistemática de literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023. DOI: 10.35819/tear.v12.n1.a6425. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6425. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Espaço Plural