Competências digitais docentes: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v12.n1.a6410Resumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) demandam novos processos formativos e a redefinição do papel dos professores para o desenvolvimento de suas competências digitais. Nesse quesito, este trabalho se direciona a investigar os conceitos das competências digitais docentes, bem como a existência de políticas públicas para a formação dos professores com o uso das TDIC, a partir de outras literaturas já existentes. Para tanto, a referida pesquisa tem por método uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), proposto por Kitchenham e Charters (2007). Nessa perspectiva, foram analisadas publicações no período entre 2015 a 2021, nos seguintes repositórios: portal de periódicos da CAPES, catálogos de teses e dissertações da CAPES, Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online – Scielo, com a respectiva string de busca: “competências digitais” AND “formação de professores” AND “docentes”. Os resultados apontam que os conceitos de competências digitais docentes não se desenvolvem isoladamente e que há uma forte influência dos documentos internacionais nessa base conceitual, principalmente do DigCompEdu. Destarte, verificou-se também que as políticas públicas nacionais ainda necessitam transitar pela real necessidade de desenvolvimento de competências digitais de professores e da reflexão sobre novos paradigmas didático-pedagógicos com o uso das TDIC.
Palavras-chave: Formação de professores. Políticas públicas. Competências digitais.
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