O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação: revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6265

Resumo

Este artigo objetiva mapear as conexões e o entrelaçamento da produção acadêmica sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente universitário. É resultado de uma pesquisa de revisão da bibliografia, especificamente de revisão narrativa, sobre a produção dos referidos campos de investigação e práticas institucionais. A pesquisa e a escrita colaborativa são frutos de um estágio de pós-doutorado interinstitucional entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), tendo como configuração uma rede e um intercâmbio entre pesquisadores, programas de pós-graduação e grupos de pesquisas. Após a análise e a leitura dos estudos e da produção acadêmica, foram selecionadas e entrelaçadas obras pertinentes que dialogam sobre as abordagens biográficas em educação e o desenvolvimento profissional docente. Apontamos algumas pistas que emergem do trabalho analítico realizado no diálogo e na aproximação entre tais temáticas. Essas pistas esboçam tendências que podem fomentar e subsidiar políticas institucionais de formação docente no Ensino Superior na perspectiva de práticas colaborativas e reflexivas. São elas: aprendizagem biográfica docente; reflexividade autobiográfica docente; aprendizagens e práticas colaborativas e reflexivas; auto/heterobiografização e desenvolvimento profissional; auto/eco/trans-formação de professores. Assim, o estudo propiciou a configuração de um mapa interativo georreferenciado na forma de repositório, que apresenta a produção científica para pesquisadores, docentes e gestores institucionais. A produção desse mapa constitui-se de autores, filiação institucional (universidade e grupo de pesquisa) e obras com as temáticas propostas. 

Palavras-chave: Abordagens Biográficas em Educação. Desenvolvimento Profissional Docente. Formação de Professores. Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Arenhaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Álamo Pimentel, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor Titular  do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e do Programa de Pós Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). 

Valeska Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Centro de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Departamento de Estudos Básicos e do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

ARENHALDT, R.; PIMENTEL, Álamo; FORTES DE OLIVEIRA, V.; ZITKOSKI, J. J. O desenvolvimento profissional docente do ensino superior e as abordagens biográficas em educação: revisão narrativa e entrelaçamentos emergentes. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6265. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6265. Acesso em: 16 abr. 2024.