A formação acadêmica como alternativa na divulgação e preservação do etnoconhecimento Terena
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6201Resumo
Este artigo se propõe a analisar a formação acadêmica, através das falas de entrevistas realizadas com professores Terena, nas escolas das aldeias do Mato Grosso do Sul (MS), Brasil. O objetivo é analisar o percurso da formação acadêmica dos professores interlocutores e suas consequências na prática pedagógica. Através das interlocuções, os professores Terena falam das suas trajetórias, suas dificuldades, ajustes dentro da sua formação acadêmica, assim como de formação continuada. A trajetória acadêmica do professor indígena que se apresenta, problematiza parte da formação docente que vem sendo oferecida pelas instituições de ensino superior no Brasil. Ao lançar um olhar sobre a formação do professor indígena, importa repensar a cadeia de informações para a formação de professores, pois as ressalvas transcritas desses interlocutores refletem muito das falas de quem se sente à margem da sociedade ou que enfrenta dificuldades na sua formação.
Palavras-chave: Formação de professor Terena. Práticas pedagógicas. Educação escolar indígena.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.