A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do curso de licenciatura em educação do campo – ciências da natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6188Resumo
Resumo: Este estudo de caso teve o objetivo de analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de ciências da natureza. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, reflete-se na prática docente de seus egressos e a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar.
Palavras-chave: Educação do Campo. Interdisciplinaridade. Prática Docente.
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