A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do curso de licenciatura em educação do campo – ciências da natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6188

Resumo

Resumo: Este estudo de caso teve o objetivo de analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de ciências da natureza. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo, reflete-se na prática docente de seus egressos e a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar. 

Palavras-chave: Educação do Campo. Interdisciplinaridade. Prática Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Tusset, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – RS. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Roniere dos Santos Fenner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS. Mestrado em Educação pela Universidade dos Vales dos Sinos (UNISINOS) – RS. Especialização em Educação Interdisciplinar pela CELER Faculdades – SC. Graduação em Ciências do Ensino Fundamental e Química do Ensino Médio pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) – RS. Professor Adjunto do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – RS.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

TUSSET, C.; FENNER, R. dos S. A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do curso de licenciatura em educação do campo – ciências da natureza, do Campus Litoral Norte da UFRGS. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6188. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6188. Acesso em: 25 abr. 2024.