Quem define o êxito docente na educação básica? A rede política do Prêmio Educador Nota 10
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6167Resumo
O propósito deste artigo é identificar a rede política que promove o Prêmio Educador Nota 10, discutindo-se os sujeitos implicados na proposta, seus papéis, suas relações e, com isso, também suas intenções ao fortalecer e disseminar essa iniciativa. Constituído por meio de uma abordagem qualitativa fundamentada em uma pesquisa documental, a etnografia de redes aprofunda a investigação objetivada no estudo, que se divide em duas seções principais. Na primeira, apresenta-se o Prêmio Educador Nota 10 e, na seguinte, mapeia-se sua rede política, com os sujeitos sendo analisados e problematizados em sua atuação, em seus fluxos e diante das funções que ocupam. A partir disso, percebe-se que a rede que promove o Prêmio, por mais que constituída de forma fluida, possui um compromisso constante com o gerenciamento docente para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico na educação básica comprometido com bases curriculares e com a busca por um bom desempenho em avaliações externas. Ainda, compõe uma rede dentro de outras redes, sendo estas fundadas por diferentes sujeitos, mas possuindo uma concepção compartilhada da qualidade da educação a ser buscada.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Redes políticas. Premiações de professores.
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