Quem define o êxito docente na educação básica? A rede política do Prêmio Educador Nota 10

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6167

Resumo

O propósito deste artigo é identificar a rede política que promove o Prêmio Educador Nota 10, discutindo-se os sujeitos implicados na proposta, seus papéis, suas relações e, com isso, também suas intenções ao fortalecer e disseminar essa iniciativa. Constituído por meio de uma abordagem qualitativa fundamentada em uma pesquisa documental, a etnografia de redes aprofunda a investigação objetivada no estudo, que se divide em duas seções principais. Na primeira, apresenta-se o Prêmio Educador Nota 10 e, na seguinte, mapeia-se sua rede política, com os sujeitos sendo analisados e problematizados em sua atuação, em seus fluxos e diante das funções que ocupam. A partir disso, percebe-se que a rede que promove o Prêmio, por mais que constituída de forma fluida, possui um compromisso constante com o gerenciamento docente para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico na educação básica comprometido com bases curriculares e com a busca por um bom desempenho em avaliações externas. Ainda, compõe uma rede dentro de outras redes, sendo estas fundadas por diferentes sujeitos, mas possuindo uma concepção compartilhada da qualidade da educação a ser buscada.

Palavras-chave:  Políticas Educacionais. Redes políticas. Premiações de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cecilia Estormovski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na linha de pesquisa Educação, desigualdades e inclusão. Possui mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) na linha de pesquisa de Políticas Educacionais, tendo sido bolsista CAPES. É especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduada em Letras pela Faplan e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Cursa especialização em Gestão em Educação: Supervisão e Orientação, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes (GEPCEM Unisinos/CNPq).

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

ESTORMOVSKI, R. C.; SIQUEIRA ESQUINSANI, R. S. Quem define o êxito docente na educação básica? A rede política do Prêmio Educador Nota 10. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6167. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6167. Acesso em: 25 abr. 2024.