A retenção em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio no instituto federal de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6021Resumo
Resumo: Este estudo investiga o fenômeno da retenção escolar em dois cursos técnicos de Informática integrados ao ensino médio localizados em diferentes campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A temática em questão suscita uma importante problemática que envolve a expansão da modalidade de ensino técnico e profissional em nível médio por todo o país. Este artigo utiliza-se da abordagem qualiquantitativa, com recorte temporal que abrange os anos de 2016 a 2018. O estudo permitiu identificar, corroborando resultados de outras pesquisas, que as taxas de retenção se apresentam mais elevadas no 1º ano dos cursos, o que é igualmente convergente com os dados oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Além disso, no período considerado, as taxas de retenção nos campi investigados foram decrescentes no decorrer dos anos, o que também converge com os mesmos dados oficiais. No caso dos cursos analisados, esse decréscimo pode se relacionar às ações preventivas e interventivas realizadas por docentes e equipe técnico-pedagógica. O estudo evidenciou ainda que as causas da retenção se relacionam com um frágil processo de escolarização no ensino fundamental, o que se configura como dificultador da adaptação do estudante à modalidade profissional e tecnológica, e ao modelo integrado e em tempo integral.
Palavras-chave: Cursos técnicos integrados ao ensino médio. Retenção escolar. Instituto Federal de São Paulo.
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