A retenção em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio no instituto federal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6021

Resumo

Resumo: Este estudo investiga o fenômeno da retenção escolar em dois cursos técnicos de Informática integrados ao ensino médio localizados em diferentes campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A temática em questão suscita uma importante problemática que envolve a expansão da modalidade de ensino técnico e profissional em nível médio por todo o país.  Este artigo utiliza-se da abordagem qualiquantitativa, com recorte temporal que abrange os anos de 2016 a 2018. O estudo permitiu identificar, corroborando resultados de outras pesquisas, que as taxas de retenção se apresentam mais elevadas no 1º ano dos cursos, o que é igualmente convergente com os dados oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Além disso, no período considerado, as taxas de retenção nos campi investigados foram decrescentes no decorrer dos anos, o que também converge com os mesmos dados oficiais. No caso dos cursos analisados, esse decréscimo pode se relacionar às ações preventivas e interventivas realizadas por docentes e equipe técnico-pedagógica. O estudo evidenciou ainda que as causas da retenção se relacionam com um frágil processo de escolarização no ensino fundamental, o que se configura como dificultador da adaptação do estudante à modalidade profissional e tecnológica, e ao modelo integrado e em tempo integral.

Palavras-chave: Cursos técnicos integrados ao ensino médio. Retenção escolar. Instituto Federal de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Aparecido de Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Presidente Prudente

Doutorando e Mestre em Educação (2017) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (2019), em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2015) e em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei (2012). Possui Graduação em Letras pela Unesp (2005). Servidor Público Federal desde 2010, atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Birigui. Atuou como professor formador de 2012 a 2014 no curso Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário do IFSP. 

Tamara de Lima, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Presidente Prudente

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) na linha de pesquisa Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública. Cursou mestrado na mesma instituição na linha de pesquisa História e Cultura Social, área de História da América, onde também graduou-se em História. Também possui graduação em Pedagogia. Trabalhou como professora do ensino fundamental e médio na rede estadual e particular de ensino, atuou como orientadora educacional on-line e orientadora de trabalhos acadêmicos na Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP) no curso semipresencial de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e atuou como tutora on-line na disciplina Libras, educação especial e inclusiva na Unesp. Exerceu cargo de Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Presidente Epitácio e atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) na mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado à Unesp/Presidente Prudente. Tem interesse nos seguintes temas: formação e trabalho docente; histórias de vida (narrativas) de professores e professoras; permanência e abandono da profissão docente; temas relacionados à história da educação.

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Presidente Prudente

Professor Associado da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009), com estágio na Université de Genève (UNIGE), Faculté de Psychologie et des Sciences de l?Education, Genéve / Suiça. Livre-docente em Didática e Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Estadual Paulista (2019) e pós-doutorado em Educação pela UFSCar (2021). É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" (http://www.fct.unesp.br/#!/pesquisa/fppeebs/). É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação básica e continuada de professores (UFSCar). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde 2004, vinculada ao GT08 - Formação de Professores. É membro associado da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) desde 2020. É membro associado da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE) desde 2020. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Campus de Presidente Prudente. Foi editora da Revista Nuances: estudos sobre educação no biênio 2016-2018. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ministrado pela UNESP/NEAD em parceria com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formadores de professores, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, estágio supervisionado, processos formativos via internet, tecnologias de informação e comunicação e educação integral.

José Gilberto Spasiani Rinaldi, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Presidente Prudente

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1987), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo - USP (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2007). Atualmente é professor assistente doutor - MS3.2 da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, Processos Estocásticos (Sistemas e Simulação de Filas), Aplicações Estatísticas a Dados Educacionais e Sociais e Análise Multivariada.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

SOUZA, L. A. de; LIMA, T. de; RINALDI, R. P.; RINALDI, J. G. S. . A retenção em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio no instituto federal de São Paulo. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6021. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6021. Acesso em: 29 mar. 2024.