Diálogos sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6003Resumo
Articular pesquisa e extensão possibilita promover espaços de troca de saberes e experiências e aproximar pesquisadores ao contexto institucional e práticas profissionais, contribuindo na elaboração de conhecimento científico significativo para o ambiente estudado e para participantes da pesquisa. Neste sentido, o artigo teve como objetivo compreender as possibilidades e desafios de um curso de formação continuada online para comunidade escolar que atua em prol da acessibilidade para estudantes com deficiência intelectual (DI), no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia (Rede EPCT). Foram analisadas respostas em Formulário de Autoavaliação e Avaliação do Curso de 61 participantes vinculados a instituições de diferentes regiões brasileiras: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e 25 Institutos Federais (IFs). As respostas foram agrupadas por similaridade dentro de categorias de análise definidas a priori, a partir das questões relacionadas às percepções sobre a escolarização de estudantes com DI e à avaliação do curso. Os resultados indicaramm a relevância de iniciativas de formação continuada nesta temática, apesar de algumas limitações relacionadas à estrutura escolhida para o curso, em decorrência do número de cursistas inscritos. Portanto, considerou-se promissora a implementação de cursos de extensão online enquanto espaços formativos para servidores e demais agentes relacionados à escolarização de estudantes com DI na EPCT, a fim de proporcionar embasamento teórico e momentos de troca de experiências, discussão e construção de estratégias para acessibilidade e inclusão escolar desses discentes.
Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência Intelectual. Formação continuada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.