Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais: elementos emergentes de pesquisas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5393

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma revisão acerca da produção acadêmica publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, pelo período que compreende os anos 2010 até 2020, especificamente relacionada a trabalhos que envolvem os tópicos sequências didáticas e práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de sete procedimentos distintos, compreendendo a utilização de algumas palavras-chave para busca, havendo realização posterior de análise de conteúdo dos textos selecionados. Os resultados revelam que os autores, de forma majoritária, atuam coletivamente e são vinculados a universidades públicas da região sudeste do Brasil. As práticas pedagógicas constatadas na amostra, em maior proporção: são destinadas ao ensino de Ciências Naturais no âmbito do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental; abrangem aulas expositivas e dialogadas/ atividades investigativas; orientam-se pelo modelo pedagógico construtivista, privilegiando conteúdos conceituais e procedimentais em seus processos avaliativos, bem como utilizando temas contextuais como forma de organização do trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Como desafios inerentes à área de Didática das Ciências, no Brasil, evidencia-se a necessidade: de maior visibilidade e ocorrência de pesquisas envolvendo práticas pedagógicas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil; de maior participação de professores, atuantes em escolas de Educação Básica, na autoria de trabalhos da literatura especializada; de maior valorização e disseminação de abordagens pedagógicas que contemplem a perspectiva centrada no modelo pedagógico sociocultural.


Palavras-chave: Didática das Ciências. Revisão da literatura. Práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação (2014) e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED).

Fernanda Bianca Hesse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela em Química pela Universidade LASALLE (2014). Estudante da UFRGS no curso de Licenciatura em Química (desde 2017). Atua na área de pesquisa em Educação em Ciências da Natureza (atualmente, bolsista PIBIC/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

FONSECA, C. V.; HESSE, F. B. . Sequências didáticas e práticas pedagógicas em ciências naturais: elementos emergentes de pesquisas contemporâneas. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5393. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5393. Acesso em: 2 out. 2022.